Dilma indica nomes para a diretoria do DNIT

Indicações serão publicadas nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Nomes ainda precisam de aprovação do Senado

iG Brasília |

O diário oficial desta sexta-feira trará o nome dos indicados pela presidenta Dilma Rousseff para a nova diretoria do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), órgão que foi pivô das denúncias de corrupção no ministério dos Transportes.

Para o lugar do ex-Diretor-Geral do órgão, Luís Antonio Pagot , foi indicado Jorge Ernesto Pinto Fraxe. Para a diretoria-Executiva o nome é o de Tarcísio Gomes de Freitas. A diretoria de infraestrutura ferroviária ficará com Mário Dirani, a infraestrutura rodoviária terá Roger da Silva Pêgas.

Há ainda indicados para as direções de Administração e Finanças (Paulo de Tarso Cancela), de Planejamento e Pesquisa (José Florentino Caixeta) e Infraestrutura Aquaviária (Adão Magnus Proença). Com a indicação, caberá ao Senado sabatinar os escolhidos. Somente após o aceite do Legislativo eles poderão tomar posse no DNIT.

Crise nos Transportes

A crise no setor começou após a revista Veja ter revelado um esquema montado nos Transportes baseado na cobrança de propinas de 4% das empreiteiras e de 5% das empresas de consultoria que elaboram os projetos de obras em rodovias e ferrovias. Em troca do pagamento da propina, os fornecedores teriam garantia de sucesso nas licitações, seriam beneficiados com superfaturamento de preços e teriam liberdade para fazer aditivos, o que também elevava o valor das obras.

Ainda conforme a revista, o produto dos desvios era dividido da seguinte maneira: a maior parte teria como destino o PR e uma parcela seria distribuída aos parlamentares dos Estados em que a obra era realizada. O comandante informal do esquema seria o deputado Valdemar da Costa Neto (SP), secretário-geral do PR. Segundo empreiteiros ouvidos pela revista, Bonvini seria o "homem da pasta" e Mauro Barbosa, o "dono da chave".

    Leia tudo sobre: dnitdireçãodilmaindicação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG