Dilma faz hoje seu 1º pronunciamento em rádio e TV

Presidenta vai aproveitar o início das aulas, nesta semana, para falar sobre educação em rede nacional

iG São Paulo |

A presidenta Dilma Rousseff faz hoje, a partir das 20h, o seu primeiro pronunciamento em rede nacional após assumir o cargo. Dilma vai aproveitar o início das aulas, nesta semana, para falar sobre o tema educação, na rádio e na TV.

O programa foi gravado na manhã de terça-feira, no Palácio do Alvorada. Na ocasião, ela vai abordar temas como o compromisso de melhorar o status de professores e cobrará atenção das famílias no dia a dia dos alunos. Também vai citar metas do governo para o ensino básico.

No Planalto, o pronunciamento de Dilma é considerado o início de um "diálogo" da presidente com o grande público. Desde que começou a governar, em 1º de janeiro, a presidente só deixou o gabinete para fazer viagens de emergência ao Rio de Janeiro, durante a tragédia das enchentes, e deslocamentos para encontros fechados em São Paulo e Rio Grande do Sul, além de uma viagem à Argentina.

À época da pré-campanha à Presidência, no primeiro semestre de 2010, Dilma ensaiou os primeiros contatos com o público feminino e as famílias. Em discursos durante eventos ao lado do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva , ela disse que, por ser mulher e mãe, entendia as dificuldades e dramas do público feminino.

Na campanha, ela se comprometeu a elevar os investimentos em educação para 7% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o País investe 4,7% no setor. A falta de capacitação de professores, os baixos salários e a precariedade de salas de aula, laboratórios e quadras esportivas são obstáculos para a melhoria do ensino, segundo as próprias análises do Ministério da Educação.

Em 2010, o Brasil ficou na 73ª posição no ranking da educação, do Índice de Desenvolvimento Humano, das Nações Unidas, numa lista de 169 países. 

Logomarca

O governo vai aproveitar a aparição de Dilma para divulgar sua nova logomarca. Com fontes modernizadas, a marca mantém o nome Brasil em destaque, mas substitui a frase "Um País de todos" - utilizada nos oito anos de governo Lula - por "País rico é País sem pobreza". 

O logotipo, que antes utilizava diversas cores, a partir de agora, utilizará apenas as cores da bandeira nacional. "É uma evolução da marca anterior", afirmou a ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Helena Chagas. A criação da marca foi uma doação do publicitário João Santana.

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: Dilma Rousseffpronunciamentoeducação

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG