Dilma e Rui Falcão abrem canal direto entre governo e PT

Em meio a boatos de dificuldades no relacionamento do Planalto com o partido, presidenta e deputado almoçaram nesta quinta

Ricardo Galhardo, iG São Paulo |

Em meio a boatos sobre atritos e dificuldades de relacionamento, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, e a presidenta da República, Dilma Rousseff , encontraram-se nesta quinta-feira, no Palácio da Alvorada, e definiram a criação de um canal de direto de diálogo para evitar intermediários e ruídos.
Segundo interlocutores de Dilma e Falcão, os dois combinaram de se encontrar regularmente para negociar diretamente pendências e demandas entre PT e governo e, assim, evitar turbulências na relação entre partido e presidenta.

AE
Rui Falcão almoçou com presidenta em Brasília
Ao longo das últimas duas semanas, circularam boatos e notas na imprensa de que o presidente do PT estaria enfrentando obstáculos para conversar diretamente com Dilma. Nesta quinta-feira, Falcão foi recebido em um almoço no Palácio da Alvorada. O encontro foi incluído na agenda da presidenta na última hora e só foi divulgado depois que Falcão já havia deixado o palácio.

Os interlocutores negaram que o ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, alvo de ataques por ter aumentado em 20 vezes seu patrimônio pessoal em apenas quatro anos, tenha participado do almoço.

Além de estabelecerem um canal direto, Dilma e o presidente do PT conversaram sobre o panorama das eleições municipais do ano que vem. Segundo interlocutores, Falcão se comprometeu a fazer um levantamento detalhado sobre a situação do PT nas principais cidades do País. Assim que o mapeamento ficar pronto os dois voltarão a se encontrar.

Com um estilo mais pró-ativo que o de seu antecessor, José Eduardo Dutra, Rui Falcão tem cumprido uma maratona de compromissos em nome do PT.Nesta sexta-feira Falcão vai conversar com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que está deixando o DEM para criar o PSD. Na quarta o presidente petista se encontrou com a cúpula do PMDB para discutir as eleições de 2012.

Na segunda-feira Falcão participou de uma reunião com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os presidentes do PSB, Eduardo Campos; PC do B, Renato Rabelo, e o vice-presidente do PDT, Brizola Neto, sobre reforma política. No mesmo dia Falcão exteve xom o ex-governador de São Paulo e candidato derrotado à presidência, José Serra (PSDB), também para falar sobre reforma política.

    Leia tudo sobre: eleições 2012dilma rousseffrui falcão

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG