Dilma desembarca em Brasília e passa o dia no Alvorada

Presidenta não tem compromissos oficiais neste domingo. Na segunda-feira, primero encontro será com o ministro Guido Mantega

Agência Brasil |

A presidenta Dilma Rousseff chegou, nesta madrugada, à Base Aérea de Brasília, depois de passar uma semana visitando três países da Europa – Turquia, Bulgária e Bélgica. Segundo a assessoria da Presidência da República, Dilma não tem compromissos oficiais neste domingo, mas segunda-feira (10) retoma uma série de reuniões no Palácio do Planalto. À tarde, comanda reunião de coordenação política.

Leia também:  Na Turquia, Dilma reitera que paz depende de mudanças na ONU

A previsão é que ela passe o dia hoje no Palácio da Alvorada, residência oficial. Não há reuniões nem conversas agendadas. No entanto, a semana da presidenta começa com uma série de discussões.

Nesta segunda-feira, o primeiro encontro do dia será com o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Na viagem à Europa, o assunto que dominou a pauta foi a crise econômica internacional. Dilma disse que o Brasil se dispõe a cooperar com os europeus, mas lembrou que as medidas devem ser associadas às políticas sociais e sem exageros.

Dilma se reúne também com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Um dos temas abordados por eles deve ser a questão dos royalties do petróleo. O governo tem como desafio resolver o impasse entre os estados produtores e não produtores na redistribuição dos royalties.

A controvérsia se acirrou nos últimos dias. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que o assunto deve ser tratado como uma questão federativa e não de orientação partidária. Ao mesmo tempo, seu trabalho tem sido o de viabilizar a tramitação mais tranquila possível do projeto do senador Wellington Dias (PT-PI), definido como base para as negociações.

    Leia tudo sobre: dilma rousseffturquiabulgariadilma na europa

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG