Dilma dá destaque à saúde no 1º Café com Presidenta

Em edição semanal, presidenta destacou a distribuição gratuita de remédios como parte de seu programa de erradicação da miséria

iG São Paulo |

A primeira edição do programa de rádio Café com a Presidenta foi ao ar nesta segunda-feira (7) em todo o País. A presidenta Dilma Rousseff , que assumiu o cargo em janeiro deste ano, falou sobre a distribuição gratuita de medicamentos na rede Aqui tem Farmácia Popular e destacou que a iniciativa faz parte do programa de erradicação da miséria, uma das principais bandeiras de sua campanha eleitoral.

Na primeira edição que participa como presidenta, Dilma refirmou a importância do tratamento completo de algumas doenças como diabetes e hipertensão e lembrou que muitas pessoas morrem ou desistem de fazer o tratamento em razão do alto custo dos remédios.“O que nós queremos é que todas as pessoas que tenham diabetes ou tenham hipertensão façam o tratamento completo, sem parar. Por isso o remédio vai ser de graça”, disse.

A distribuição gratuita dos remédios deve começar no próximo dia 14. De acordo com o governo, 15 mil farmácias participam do programa – elas têm o selo Aqui Tem Farmácia Popular, que indica a participação no projeto.

De acordo com a presidenta, a escolha de remédios contra a hipertensão e a diabetes foi feita com base no número de brasileiros diagnosticados.

“Essas são as doenças que atingem o maior número de brasileiros e brasileiras. Estão entre as que mais matam no Brasil. [Ao todo], 40 milhões de pessoas no Brasil ou têm diabetes ou têm hipertensão, e algumas têm as duas doenças combinadas”, disse. “E o pior: muita gente nem sabe que tem pressão alta ou diabetes”, completou.

O programa Aqui Tem Farmácia Popular oferece medicamentos subsidiados para mais cinco doenças: asma, rinite, Mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. No total, são 24 tipos de remédios.

Café com Presidenta

O programa, criado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , foi ao ar pela primeira vez em novembro de 2003. Transmitido semanalmente, a ideia é divulgar ações do governo e tratar de temas da atualidade.

“É falar do que temos feito e falar também do que pretendemos fazer para melhorar a nossa vida e discutir os desafios que certamente vão aparecer”, destacou a presidenta.

*Com Agência Brasil

    Leia tudo sobre: dilma rousseffcafé com presidenta

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG