Deputado do PMDB assume posto que estava vago desde janeiro deste ano, pondo fim a espera na base aliada

A presidenta Dilma Rousseff oficializou nesta sexta-feira o nome do deputado Mendes Ribeiro (PMDB-RS) como novo líder do governo no Congresso. O anúncio era aguardado há meses pelos aliados, em especial pelos peemedebistas.

Logo após tomar posse, em meados de junho, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que a presidenta deveria definir logo o novo líder porque ele é responsável pelas negociações da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e o Orçamento Geral da União (OG

U) na Câmara e no Senado.

Mendes está na sua quinta legislatura e tem proximidade política com a presidenta. Ele já havia sido sondado há alguns meses para o cargo, mas Dilma só oficializou o convite ao parlamentar nesta sexta. O deputado, Ideli e Dilma já mantiveram nesta sexta sua primeira reunião de trabalho no Palácio da Alvorada.

Mendes é advogado e na semana passada, após se reunir com o chefe de gabinete da presidente, Giles Azevedo, disse em conversa com jornalistas que o futuro líder do governo precisava fazer com que Câmara e Senado tivessem um "diálogo mais fluido".

O líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), emitiu nota para agradecer a escolha do correligionário. E disse que a nomeação "reforça uma aliança partidária que veio para vencer", em referência à participação do partido no governo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.