Dilma anunciará substituição de Ellen Gracie em cinco dias

Entre os nomes cotados estão uma ministra, uma procuradora e uma juíza, todas mulheres

AE |

selo

AE
Ellen Gracie deixa STF
A presidenta Dilma Rousseff disse hoje que o nome escolhido para substituir a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Ellen Gracie deve ser anunciado dentro de cinco dias.

Dilma conversou com a imprensa antes de discursar em evento sobre gestão de compras governamentais em Brasília. Dilma não respondeu se será escolhida uma mulher para a vaga deixada por Ellen Gracie. A aposentadoria da ex-ministra foi publicada no início de agosto no Diário Oficial da União.

A ministra Ellen Gracie, a primeira mulher a ser indicada para a Corte, anunciou sua saída no início de agosto. Desde então, o nome da substituta vem sendo discutido pelo governo.

Cabe à presidenta Dilma escolher e nomear os ministros do STF. Logo no início do mandato, em fevereiro, ela indicou Luiz Fux para ocupar a cadeira surgida com a aposentadoria do ministro Eros Grau. A expectativa é de que agora ela indique uma mulher. Entre os nomes comentados no Supremo estão o da juíza Sylvia Steiner, do Tribunal Penal Internacional, da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha e da procuradora Flavia Piovesan, especialista em direitos humanos.

(Com iG São Paulo)

    Leia tudo sobre: Ellen GracieSTFaposentadoriaDilma Rousseff

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG