Deputados negociam nova tentativa de votar Código Florestal

Relator Aldo Rebelo começou a terça-feira em reunião com parlamentares; líder do governo vê risco de novo adiamento

iG São Paulo |

Após a tentativa frustrada da semana passada de votar o Código Florestal, a Câmara volta a discutir nesta terça-feira o relatório do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP). O parlamentar começou logo cedo a reunir deputados em seu gabinete, em um esforço para angariar apoio à proposta e chegar a um consenso para levar o projeto a voto. As divergências, entretanto, tendem a prosseguir, já que o Aldo avisou que não tem planos de ceder às pressões por novas alterações no texto.

Ontem, líderes da base aliada já consideravam a possibilidade de a votação ser novamente adiada. O líder do governo na Casa, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), passou a segunda-feira em reuniões para tratar do assunto e pretende se reunir também com líderes da base aliada e com Aldo para tentar um acordo. "Pretendo chamar o ministro ( da Casa Civil, Antônio ) Palocci também", disse.

A agenda de reuniões previstas para hoje inclui ainda conversas entre parlamentares e os ministros do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, da Agricultura, Wagner Rossi, e das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.

Na semana passada, a Câmara chegou a aprovar o regime de urgência para a votação do Código, mas a falta de acordo em relação a alguns pontos do texto levaram o governo a adiar para hoje a votação. Entre os pontos que travam as negociações estão, por exemplo, os critérios para definir a área de reserva legal nas propriedades e o que trata da recuperação da vegetação nativa às margens de rios.

O governo ainda pressiona por alterações no texto de Aldo, para evitar o risco de rachas no plenário da Câmara. Parte do próprio PT é contra o relatório do deputado comunista.  "Não quero ficar especulando. É difícil chegar a um texto ( que agrade a todos )", apontou Vaccarezza.

*Com reportagem de Flávia D'Angelo, iG São Paulo, e informações da Agência Câmara e Reuters

    Leia tudo sobre: Código Florestalmeio ambiente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG