Deputados faltam e não justificam ausência; veja quem são

Campeão na categoria é o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) que termina o atual mandato com 130 faltas e 106 delas sem justificar

iG São Paulo |

O site Congresso em Foco divulgou nesta sexta-feira (14) a lista dos deputados federais que mais faltam a sessões com votação sem justificar a ausência. O campeão na categoria é o deputado Wladimir Costa (PMDB-PA) que termina o atual mandato com 130 faltas e 106 delas sem justificativa. Costa compareceu a apenas um terço dos 422 dias em que a Câmara fez votação nos últimos quatro anos.

O partido do deputado é o que mais tem parlamentares na lista dos dez mais faltosos sem justificativa: são quatro do PMDB, dois do PT, dois do DEM, um do PR e um do PSC.

Costa foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo com a maior votação do Pará. Além dele, mais três deputados campeões de faltas injustificadas foram reeleitos para novo mandato na Câmara: Dalva Figueiredo (PT-AP), Ratinho Júnior (PSC-PR) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

A Câmara diz que parlamentar que falta a sessão deliberativa sem justificar tem desconto em parte do salário. Segundo o Congresso em Foco, a Secretaria Geral da Mesa da Câmara assegura que esses descontos são efetuados na folha de pagamento dos deputados.

O levantamento do Congresso em Foco ainda mostra que em toda a legislatura, 91 deputados passaram o equivalente a um ano do mandato parlamentar distante do plenário _ausentes 105 dos 422 dias em sessões com votação realizadas de 2006 a 2010.

A campeã de ausências é a deputada Nice Lobão (DEM-MA), que faltou em 240 sessões, mas justificou 236. Ela foi reeleita. No segundo lugar está Jader Barbalho (PMDB-PA) que faltou 216 vezes. O Congresso em Foco procurou os deputados que aparecem no levantamento, mas não obteve resposta.
De acordo com o Congresso em Foco, apenas um deputado esteve presente em todas as sessões deliberativas: Carlos Manato (PDT-ES).

Os dez deputados com mais faltas injustificadas:

1º Wladimir Costa (PMDB)

2º Clóvis Fecury (DEM)

3º Odílio Balbinotti (PMDB)

4º Suely (PR)

5º Dalva Figueiredo (PT)

6º Francisco Rodrigues (DEM)

7º Olavo Calheiros (PMDB)

8º Ratinho Junior (PSC)

9º Rodrigo Rocha Loures (PMDB)

10º Reginaldo Lopes (PT)


    Leia tudo sobre: deputados faltososausências

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG