De luto por José Alencar, Congresso cancela votações

Câmara e Senado suspendem sessões deliberativas desta semana para que parlamentares prestem homenagens a ex-vice-presidente

Fred Raposo, iG Brasília |

O Congresso decidiu cancelar votações previstas para esta semana para que os parlamentares prestem homenagens ao ex-vice-presidente da República José Alencar, morto esta terça-feira. Na Câmara e no Senado, as sessões plenárias desta terça-feira foram reservadas a pronunciamentos sobre o ex-vice-presidente.

Comissões de ambas as Casas funcionaram normalmente pela manhã. À tarde, após ser informado da morte de Alencar, o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), anunciou que as votações seriam transferidas para a próxima semana.

Em entrevista a jornalistas, o petista prestou solidariedade à família de Alencar e comentou que o Brasil “perdeu uma de suas figuras mais ilustres”. Na manhã desta quarta-feira, Maia acompanhará o presidente em exercício, Michel Temer, até o aeroporto, onde receberão o corpo de Alencar.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), anunciou também que não haverá votações esta semana na Casa. A sessão marcada para hoje será dedicada a homenagens a Alencar, a de amanhã foi cancelada e a de quinta-feira acontecerá, mas não terá caráter deliberativo.

No Senado, a sessão ordinária de hoje foi aberta às 14h06. Às 14h58, Sarney comunicou em Plenário a morte de Alencar. “Antes de dar a palavra ao Senador Sérgio Guerra, eu queria, com emoção e tristeza, comunicar à Casa que acaba de falecer o ex-presidente José Alencar, um grande brasileiro, que prestou grandes serviços à nossa Pátria”, disse o peemedebista.

    Leia tudo sobre: josé alencarcongressojosé sarneymarco maia

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG