Convidados começam a chegar ao Plenário para posse

Cerca de duas mil autoridades foram convidadas para participar do evento, que acontece na Câmara dos Deputados

Adriano Ceolin, iG Brasília |

nullConvidados internacionais começaram a chegar ao plenário da Câmara dos Deputados, onde será realizada cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff irá assinar o termo de posse. Foram convidadas cerca de 2 mil autoridades para o evento. Dos 37 novos ministros, dois já chegaram ao plenário: Mário Negromonte (Cidades) e Nelson Jobim (Defesa), reconduzido ao cargo.

Neste momento, só a parte central das galerias do plenário, local normalmente usado para pessoas assistiram às sessões, é ocupada pelos convidados. No canto à esquerda, já se posiciona um grupo de músicos da Marinha que irá executar o Hino Nacional brasileiro na cerimônia.

A mesa do Plenário da Câmara terá no centro o senador e presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). À sua direita estará a presidenta da República, Dilma Rousseff, seguida pelos deputados Marco Maia (PT-RS), atual presidente da Câmara, Odair Cunha (PT-MG) e Nelson Marquezelli (PTB-SP). O vice-presidente, Michel Temer, ficará ao lado esquerdo de Sarney. Ele será seguido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Cesar Peluso, pela senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) e pelo deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA).

Um grupo de autoridades e familiares também deverá ocupar as cadeiras dos deputados. Há espaço reservado para chefes de Estado e ministros. Confirmaram presença no evento os presidentes da Colômbia, El Salvador, Peru, Uruguai, Venezuela, Guatemala, Chile, Paraguai, Suriname, Guiné Bissau e Autoridade Palestina. Os primeiros-ministros da República da Coreia, Portugal, Catar, Bulgária, Haiti, Marrocos, São Tomé, Curassau e Jamaica também acompanharão a cerimônia. 

Além de assinar o termo de posse, é no plenário da Câmara que Dilma e o vice-presidente eleito Michel Temer irão jurar a Constituição. Em seguida, ela irá fazer um discurso de cerca de 45 minutos.

    Leia tudo sobre: possedilma rousseffconvidados

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG