Comissão convida FHC a falar sobre descriminalização de droga

Intenção é promover o debate, ainda sem data marcada, sobre o assunto na Casa

iG São Paulo |

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB-SP) foi convidado a fazer parte do debate da descriminalização do uso de drogas na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado. O ex-presidente, que já integra a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, é apresentador do documentário Quebrando o Tabu e adotou a bandeira para promover o debate na sociedade. A comissão quer trazer também o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que assim como FHC, se destaca pela defesa do tema.

Apresentado pela senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), o requerimento foi aprovado pela comissão em reunião nesta quarta-feira (1º). Uma segunda proposta aprovada, a pedido do senador Cícero Lucena (PSDB-PB), inclui no debate a ser agendado o deputado petista.

O documentário Quebrando o Tabu começa a ser exibido nos cinemas nesta semana. No filme, ele e os ex-presidentes Bill Clinton e Jimmy Carter, dos Estados Unidos; César Gaviria, da Colômbia, além de Ernesto Zedillo, do México, reconhecem que falharam em suas políticas de combate às drogas.

A sessão que tratará do tema ainda não tem data definida, mas a ideia é retirar da esfera penal o usuário de qualquer droga, descriminalizando o uso e a posse e, assim, esvaziar o poder econômico do tráfico. Em relação à maconha, a intenção é regulamentar o consumo.

* Com informações da Agência Senado

    Leia tudo sobre: FHCdescriminalização de drogassenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG