Com quadro estável, Alencar deve deixar a UTI neste domingo

Ex-vice-presidente se alimenta normalmente e já não precisa da ajuda de aparelhos para respirar

AE |

selo

O quadro de saúde do ex-vice-presidente da República, José Alencar, permanece estável, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês. Ele se alimenta normalmente e já não precisa da ajuda de aparelhos para respirar. Segundo o médico Raul Cutait, Alencar deve deixar a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) neste domingo.

Cutait disse que o ex-vice-presidente acordou bem disposto, melhor do que sexta-feira. O sangramento que ele apresentava também já está controlado. “Ele está cada vez melhor. Então, dá impressão de que amanhã ele pode sair da UTI”, afirmou.

Nesta manhã, Alencar recebeu a visita do ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante. O ministro disse que o ex-vice-presidente está bem-humorado e que conversaram bastante sobre a situação do país. “Ele continua lutando, e com muita vontade de viver. Evidentemente que ele tem um quadro debilitado por tudo que passou nas últimas semanas, mas ele está brigando forte e animado com a notícia de poder ir para o quarto”, disse.

Mercadante afirmou ainda que Alencar, apesar do seu estado de saúde, continua muito ativo. Segundo o ministro, ele acompanha o noticiário diariamente e que está muito otimista com o futuro do Brasil.

Nesta sexta-feira, o ex-vice-presidente foi submetido a uma sessão de hemodiálise. De acordo com o último boletim médico, divulgado ontem, Alencar tem apresentado episódios intermitentes de sangramento de baixo volume, que hoje aparenta estar controlado.

As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos professores doutores Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Yana Novis, David Uip, Miguel Srougi e Francisco César Carnevale.

Alencar está internado desde o dia 22 de dezembro, quando deu entrada no hospital com um quadro de hemorragia. Ele luta contra um câncer na região abdominal há mais de dez anos e se submete a um tratamento de quimioterapia contra a doença.

    Leia tudo sobre: alencarinternado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG