Com Dilma, ajudantes de ordem da presidenta serão todas mulheres

Atualmente, Lula conta com uma equipe só de homens, que cuida de carregar a mala até receber presentes inusitados

Andréia Sadi, enviada a Seul |

Eleita presidenta da Republica, Dilma Rousseff tem dito nos bastidores que pretende ampliar a participação de representantes do sexo feminino no seu futuro governo. Mas não é só na estrutura ministerial que as mulheres deverão ter maior participação ao lado da presidenta eleita. No lugar de homens rodeando a ex-ministra da Casa Civil, Dilma terá a companhia de quatro ajudantes de ordens - todas mulheres.

Atualmente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também conta com uma equipe de quatro auxiliares, todos homens, que o acompanham diariamente e em viagens, e são responsáveis por cuidar de detalhes pessoais do chefe de Estado - desde carregar a mala até receber presentes inusitadosde simpatizantes.

"O presidente Lula já recebeu até prancha de surfe. Já perdi as contas", conta um ajudante do presidente. Todos os presentes do presidente ficam na documentação histórica, no Palácio do Planalto, onde são catalogados com informações de quem e quando o presidente o recebeu. A equipe se reveza entre si. Nas viagens, por exemplo, são dois a servico de Lula. Um ajudante segue viagem antes do presidente para preparar quarto e cuidar da burocracia de documentos e informações para Lula. Com o presidente, sempre o acompanha outro ajudante.

Por conta do rodízio previsto na coordenação da equipe, a chefe das ajudantes de Dilma será uma comandante da Marinha e as demais serao das três Forças Armadas: Marinha, Aeronáutica e Exército.

    Leia tudo sobre: iGdilmanovo governomulheres

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG