Ciro repete ao SBT o que disse ao iG

Em entrevista ao telejornal SBT Brasil, concedida agora à noite, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) reafirmou http://ultimosegundo.ig.

iG São Paulo |

Na entrevista ao SBT, da mesma forma que havia feito na entrevista ao iG , Ciro disse que considera o candidato tucano mais capaz do que Dilma Rousseff. Para seu desgosto, seu partido, o PSB, decidiu abandonar sua candidatura à Presidência justamente para apoiar a candidata petista. Todo mundo sabe que eu sou adversário do Serra desde sempre. Agora, o Serra é mais preparado do que a Dilma, porque já foi governador, já foi prefeito, já foi ministro duas vezes. A Dilma já foi ministra duas vezes, portanto empata aqui. Ele já foi deputado, já disputou eleição, já perdeu eleição. E ela nunca disputou eleição."

A Dilma vai enfrentar as urnas pela primeira vez. Ela não tem nenhuma campanha na vida dela. E os primeiros movimentos dela me deixaram de cabelo arrepiado, disse Ciro ao SBT. Diante das câmeras, Ciro repetiu que a pré-candidata do PT é melhor pessoa ¿ mesmíssima afirmação feita ao iG na noite de ontem, devidamente destacada num dos trechos transcritos da entrevista publicada no Portal.

A queixa que Ciro fez ao iG e repetiu na TV acontece às vésperas de uma reunião importantíssima, quando o PSB, na próxima terça-feira, dia 27, escolher que caminho vai seguir. A executiva do partido tem diante de si dois caminhos. Pode abençoar sua candidatura. Ou pode apoiar o PT. Até as jangadas do Mucuripe sabem que o partido vai juntar-se ao combio de Dilma. Eu quero ser o candidato a Presidente do Brasil. Acho que a minha obrigação moral com o País é essa. Se o meu partido entender que eu não devo ser, eu, democraticamente, respeito a decisão do meu partido, ponho a viola no saco e vou cantar em outra freguesia, afirmou ao SBT. Estão querendo me tirar da jogada." Ciro jamais havia assumido em público a possibilidade de sair do jogo. Fez isso pela primeira vez ao iG . E pela segunda vez ao SBT.

Na entrevista concedia ao iG , um ponto de preocupação levantado por Ciro dizia respeito a uma possível crise cambial e fiscal que ele vê se aproximar do Brasil, com data para ocorrer, em 2011 ou 2012. Na entrevista ao SBT, Ciro foi perguntado sobre esta crise, surgida na entrevista ao iG . E detalhou seu ponto de vista. Disse que o Brasil tem um longo histórico de desequilíbrio de contas fiscais. Agora está um estouro de dinheiro saindo do Brasil ¿ U$ 50 bilhões vai ser o buraco este ano. Se, no ano que vem, como tudo indica, for a mesma coisa, as reservas não vão aguentar mais."

Na entrevista ao SBT, Ciro reafirmou várias idéias contidas na matéria do iG . Por exemplo, voltou a dizer que Lula está perdendo a humildade porque não tem ninguém que fale as coisas para ele. Ao iG , ele havia afirmado que, durante o primeiro mandato, ele, Dilma e Márcio Thomaz Bastos serviam de conselheiros.

Apesar de reafirmar o que disse ao iG , em alguns casos com palavras diferentes, em outros com as mesmas palavras, o deputado Ciro Gomes tomou a decisão de declarar aos telespectadores do SBT que não havia concedido entrevista ao Portal iG . Eu não dei essa entrevista, disse. As declarações de Ciro publicadas no iG foram extraídas de uma conversa mantida na noite de quinta-feira, 22 de abril, em telefonema feito pela reportagem às 23h35 ao número celular de Brasilia de final 2727, de Ciro Gomes. Como reza o bom jornalismo, foram publicadas apenas declarações do deputado. Várias afirmações feitas em reserva (off the record, no jargão jornalístico), não foram nem serão publicadas. O jornalista Ricardo Noblat, de O Globo, resumiu o desmentido de Ciro ao SBT numa frase divertida publicada em seu Twitter: Se Ciro não deu a entrevista, então o repórter do iG é um gênio. Leu os pensamentos do Ciro.

Repercussão

Leia também:

    Leia tudo sobre: ciro gomeseleições 2010lula

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG