Ciro Gomes fica fora do Ministério de Dilma Rousseff

Ele mesmo pediu para não ser indicado; o deputado foi convidado para Integração Nacional, que deve ficar com Fernando Coelho (PSB)

iG Brasília |

O deputado Ciro Gomes (CE) está fora do Ministério da presidenta eleita Dilma Rousseff (PT). Ele havia sido convidado para a Integração Nacional há 10 dias, mas os desdobramentos das negociações com o partido dele, o PSB, acabaram por inviabilizar a nomeação. Os socialistas queriam mais duas pastas além da que seria ocupada por Ciro. Como não houve acordo, ele próprio pediu para não ser indicado formalmente para o governo.

Nesta segunda-feira (20), Dilma confirmou mais sete novos ministros , entre eles Alexandre Padilha no Ministério da Saúde, pasta que Ciro havia demonstrado desejo de ocupar. A escolha de Padilha para a Saúde também pesou na decisão do deputado em desistir de pastas no governo Dilma.

Para o lugar de Ciro na Integração, será indicado o atual secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Fernando Bezerra Coelho deverá ficar com a Integração Nacional. Ele é ligado ao presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos.

A outra pasta será a Secretaria de Portos, cuja indicação ainda será feita pelo governador cearense Cid Gomes, irmão do deputado Ciro Gomes.

O acordo foi formulado após uma série de conversas entre Campos e Cid. Numa reunião tensa na noite de domingo no Recife, o PSB chegou a ameaçar que não indicaria nenhum nome para o futuro governo. Segundo cogressistas , a governabilidade seria mantida no Congresso, mas o partido não teria “compromisso formal” com Dilma.

A pressão deu certo e as negociações foram retomadas durante a madrugada. No começo da manhã desta segunda, Cid e Campos decidiram que Ciro ficaria fora das indicações do partido. O líder do PSB na Câmara, Márcio França, o dirigente socialista Roberto Amaral e o governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, também participaram das negociações.

    Leia tudo sobre: CiroDilmaMinistério

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG