Chávez deseja recuperação de Lula e lembra de sua própria experiência

Além de presidente venezuelano, que se recupera de câncer, líder da Nicarágua também se solidarizou com ex-governante brasileiro

iG São Paulo |

Reuters
Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, em foto de 26/10
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, solidarizou-se neste domingo com o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva , diagnosticado no sábado com câncer de laringe , desejando-lhe pronta recuperação. Além de Chávez, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, também mandou votos de melhoras a Lula.

Leia também: Com Lula, câncer atinge mais um líder da América Latina

"Em nome do povo venezuelano, e a partir de minha experiência por enfrentar uma situação parecida, quero expressar, por meio dos laços de irmandade que nos une ao companheiro Lula, meu profundo desejo de que o tratamento a que será submetido nas próximas semanas permita sua rápida recuperação", diz o comunicado da presidência venezuelana.

A mensagem foi publicada no site do Ministério das Relações Exteriores do país vizinho. No sábado, Lula foi submetido a exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e teve diagnosticado um tumor localizado de laringe, segundo o boletim da instituição médica.

Nesta segunda-feira, o ex-presidente dará início ao tratamento de quimioterapia. O relatório médico diz também que Lula, quem fez 66 anos na quinta-feira , "está bem e deverá fazer o tratamento em caráter ambulatorial".

Em sua mensagem, Chávez revelou que a notícia sobre o estado de saúde de Lula causou em seu governo e em todo o povo venezuelano "uma grande preocupação". "Imediatamente fiz contato com nossos amigos do Brasil para transmitir ao companheiro Lula, aos seus familiares e ao povo brasileiro toda nossa solidariedade nesse momento de dificuldade", disse o governante.

Ele garantiu que rezou para que o ex-presidente enfrente essa circunstância "com a convicção de que sua força espiritual permitirá superar essa situação". "Lula, você sabe que sempre acompanharei o desenvolvimento de seu processo, como ele esteve perto de mim na circunstância que vivi e estou superando", acrescentou.

Peço a Deus para "estar junto de Lula nessa nova batalha", que previu saberá vencer. "Lula, irmão, viveremos e venceremos!", acrescentou.

Chávez extraiu em 20 de junho em Cuba um tumor cancerígeno , após o qual recebeu quatro ciclos de quimioterapia . Em 20 de outubro, anunciou, após submeter-se a exames médicos na ilha, que não haviam sido detectadas "células malignas" em seu corpo , concluindo a primeira fase da recuperação. 

Repercussão internacional

Em solidariedade a Lula, o líder da Nicarágua disse: "Nosso apreço, nosso respeito, nossa solidariedade ao ex-presidente do Brasil, Lula", disse Ortega, após participar de um ato oficial na Casa dos Povos, em Manágua.

Reuters
Lula, que descansa em sua casa em São Bernardo do Campo, é visto por volta das 13h15 na janela com o neto
O presidente nicaraguense estendeu essa solidariedade à família de Lula, ao PT e ao povo brasileiro. "Temos certeza, como indicam as partes médicas sobre o problema de câncer que lhe afeta a garganta, que este será superado", disse o líder sandinista, desejando sorte ao ex-presidente brasileiro.

No sábado, durante a Cúpula Ibero-Americana, o dignóstico de câncer de Lula foi mencionado pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que recomendou aos líderes presentes que façam revisões periódicas.

Leia também: Câncer de Lula tem repercussão internacional

"Devemos nos consultar periodicamente, porque muitas vezes não temos nossa saúde em dia", disse Lugo, que foi diagnosticado em agosto de 2010 com um câncer linfático . Ele recebeu tratamento no Brasil e no Paraguai e diz já estar curado .

O presidente do Equador, Rafael Correa, também fez referência ao estado de saúde de Lula, e desejou que se recupere. "Tomara que Lula possa vencer essa nova batalha como um grande lutador", disse Correa.

*Com EFE

    Leia tudo sobre: câncer de lulatumorlaringecâncerquimioterapiaradioterapialulachávez

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG