Cerca de 6.200 pessoas participam de velório de José Alencar

Presidência estimava público menor no início da tarde, de 300 pessoas; Praça dos Três Poderes ficou vazia

Fred Raposo, iG Brasília |

nullAberto à visitação pública, o velório do ex-vice-presidente José Alencar atraiu até o início da tarde de hoje algumas centenas de pessoas. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 500 populares aguardavam em uma fila pouco após o meio-dia, para prestar uma última homenagem ao ex-vice-presidente. Até o fim da tarde, a estimativa era que 6.200 pessoas tenham passado pelo local.

No momento em que o corpo chegou ao Palácio do Planalto, no fim da manhã, apenas cerca de 100 pessoas aguardavam no local, de acordo com a PM. A Praça dos Três Poderes estava vazia, com exceção de alguns vendedores ambulantes. A visitação foi aberta às 13 horas.

O caminhoneiro Francieldo Pinheiro, de 46 anos, diz ter tomado a decisão de participar do velório por ver em Alencar um "exemplo de vida". "Ele era rico, mas tinha jeito de pobre", afirmou o caminhoneiro, após aguardar duas horas na fila. Ele afirmou que nunca gostou do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva . "Mas até quem não gosta do Lula gosta do Alencar", completou.

A servidora pública Rita de Cássia Soares de Araujo, de 47 anos, aproveitou o horário de almoço para participar do velório. Disse que admirava Alencar por ser um político "idôneo" e um homem "muito trabalhador".

A Presidência montou uma estrutura de grades para organizar a fila e realizou revista nos populares presentes, que tiveram de passar por detectores de metal. O acesso é feito pela rampa do Planalto e o estacionamento do anexo do palácio foi liberado para veículos do público. A visitação será encerrada às 23 horas.

O velório de Alencar teve início por volta das 10 horas, no Salão Nobre do Planalto. Além de familiares, estão presentes no local ministros, senadores, deputados.

*Com colaboração de Adriano Ceolin, iG Brasília

    Leia tudo sobre: josé alencarcâncervelório

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG