Cerca de 30 mil pessoas passaram por velório de Itamar, diz PM

Corpo segue para Belo Horizonte nesta segunda-feira e será cremado em Contagem

Denise Motta, enviada a Juiz de Fora |

O chefe da 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável por Juiz de Fora e região, comandante Ronaldo Nazaré, estima que 30 mil pessoas passaram pelo velório de Itamar Franco (PPS) até as 18h de domingo (03), o que dá uma média de 80 pessoas por minuto.

A movimentação dos visitantes ao caixão do ex-presidente, entretanto, é tranquila e as pessoas chegam a parar para fazer o sinal da cruz, tirar fotos ou filmar. O comandante estima que desde a chegada de Itamar na cidade, passando pelo cortejo e pelo velório, 80 mil pessoas participem das últimas homenagens a Itamar até 8h de segunda-feira (04) - quando o corpo será encaminhado para Belo Horizonte no mesmo avião que o transportou de São Paulo para Juiz de Fora, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Itamar morreu sábado (2) em São Paulo, após ter um AVC , aos 81 anos. Ele não resistiu a uma pneumonia grave contraída durante o tratamento de quimioterapia a que era submetido, por causa de uma leucemia . Ele estava internado desde o dia 21.

Familiares, políticos e populares prestaram homagem ao ex-presidente. À tarde, um culto ecumênico foi realizado. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor estiveram no velório de Itamar. Além deles, políticos como o vice-presidente Michel Temer, o ministro Aloizio Mercadante e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, também passaram pela Câmara Municipal.

AE
Os senadores Magno Malta, Sarney, o governador de Minas, Anastasia, o senador Collor, o ex- presidente Lula, o vice Michel Temer e o ministro Mercadante
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou o corpo de São Paulo para a cidade mineira pousou às 10h22. As filhas do ex-presidente, Georgiana Surerus Franco, 41, e Fabiana Surerus Franco, 39, desembarcaram em Juiz de Fora pouco antes, às 9h50, em outro avião da FAB. Elas estavam acompanhadas do ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Itamar, Henrique Hargreaves. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o senador Aécio Neves receberam o corpo em Juiz de Fora.

Corpo será cremado

Nesta segunda-feira às 8h, o corpo de Itamar será levado para Belo Horizonte, onde acontece outro velório. Segundo a assessoria de Dilma Rousseff, a presidenta viaja nesta segunda-feira para acompanhar o velório de Itamar. Viajam com ela os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gleisi Hoffman (Casa Civil), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social).

O corpo do ex-presidente será cremado à tarde em Contagem. As cinzas serão depositadas no túmulo da mãe de Itamar, Itália Cautiero Franco, no cemitério municipal de Juiz de Fora.

    Leia tudo sobre: Itamarvelórioex-presidente

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG