Corpo segue para Belo Horizonte nesta segunda-feira e será cremado em Contagem

O chefe da 4ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, responsável por Juiz de Fora e região, comandante Ronaldo Nazaré, estima que 30 mil pessoas passaram pelo velório de Itamar Franco (PPS) até as 18h de domingo (03), o que dá uma média de 80 pessoas por minuto.

A movimentação dos visitantes ao caixão do ex-presidente, entretanto, é tranquila e as pessoas chegam a parar para fazer o sinal da cruz, tirar fotos ou filmar. O comandante estima que desde a chegada de Itamar na cidade, passando pelo cortejo e pelo velório, 80 mil pessoas participem das últimas homenagens a Itamar até 8h de segunda-feira (04) - quando o corpo será encaminhado para Belo Horizonte no mesmo avião que o transportou de São Paulo para Juiz de Fora, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Itamar morreu sábado (2) em São Paulo, após ter um AVC , aos 81 anos. Ele não resistiu a uma pneumonia grave contraída durante o tratamento de quimioterapia a que era submetido, por causa de uma leucemia . Ele estava internado desde o dia 21.

Familiares, políticos e populares prestaram homagem ao ex-presidente. À tarde, um culto ecumênico foi realizado. Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, José Sarney e Fernando Collor estiveram no velório de Itamar. Além deles, políticos como o vice-presidente Michel Temer, o ministro Aloizio Mercadante e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, também passaram pela Câmara Municipal.

Os senadores Magno Malta, Sarney, o governador de Minas, Anastasia, o senador Collor, o ex- presidente Lula, o vice Michel Temer e o ministro Mercadante
AE
Os senadores Magno Malta, Sarney, o governador de Minas, Anastasia, o senador Collor, o ex- presidente Lula, o vice Michel Temer e o ministro Mercadante
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que transportou o corpo de São Paulo para a cidade mineira pousou às 10h22. As filhas do ex-presidente, Georgiana Surerus Franco, 41, e Fabiana Surerus Franco, 39, desembarcaram em Juiz de Fora pouco antes, às 9h50, em outro avião da FAB. Elas estavam acompanhadas do ex-ministro-chefe da Casa Civil do governo Itamar, Henrique Hargreaves. O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, e o senador Aécio Neves receberam o corpo em Juiz de Fora.

Corpo será cremado

Nesta segunda-feira às 8h, o corpo de Itamar será levado para Belo Horizonte, onde acontece outro velório. Segundo a assessoria de Dilma Rousseff, a presidenta viaja nesta segunda-feira para acompanhar o velório de Itamar. Viajam com ela os ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Gleisi Hoffman (Casa Civil), Ideli Salvatti (Secretaria de Relações Institucionais) e Helena Chagas (Secretaria de Comunicação Social).

O corpo do ex-presidente será cremado à tarde em Contagem. As cinzas serão depositadas no túmulo da mãe de Itamar, Itália Cautiero Franco, no cemitério municipal de Juiz de Fora.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.