Carlos Ayres Britto é eleito novo presidente do STF

Ministro que substitui Cezar Peluso ficará sete meses no cargo, uma vez que em novembro atinge idade limite para o cargo

iG São Paulo |

O ministro Carlos Ayres Britto foi eleito nesta quarta-feira o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), substituindo o ministro Cezar Peluso. A Corte também apontou para a vice-presidência o ministro Joaquim Barbosa.

Leia também: Cármen Lúcia é eleita primeira presidente mulher do TSE

Divulgação/STF
Ministro Carlos Ayres Britto ao votar pelo reconhecimento dos direitos em relações homossexuais

Vencendo a eleição por dez votos a um, Ayres Britto assume o cargo no dia 19 de abril. "Agradeço a confiança deste Plenário, prestigiando meu nome para presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça”, disse o ministro.

Apesar de a eleição conceder o mandato até 2014, Ayres Britto deve deixar a Corte antes do término do mandato, uma vez que em novembro completa 70 anos, idade limite para a aposentadoria compulsória. A eleição de Britto e de Barbosa já era esperada, uma vez que o STF observa o princípio de antiguidade para escolher seu presidente e o vice.

Ayres Britto foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao STF em 2003. Entre maio de 2008 e abril de 2010, Ayres Britto foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com Agência Estado

    Leia tudo sobre: ayres brittosupremo tribunal federalstf

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG