Câmara deve abrir processo contra dois deputados

Vice-presidente da Câmara de Brasília, Cabo Patrício (PT), disse que novas denúncias de Durval Barbosa devem gerar investigações

Severino Motta, iG Brasília |

O Vice-Presidente da Câmara de Brasília, Cabo Patrício (PT), disse que a reunião da Mesa Diretora que vai ser realizada nesta quarta-feira deve determinar a abertura de processos por quebra de decoro parlamentar contra Batista das Cooperativas (PRP) e Dr. Charles (PTB). Os dois foram citados como beneficiários do Mensalão do DEM pelo delator do esquema, Durval Barbosa.

Segundo ele, a abertura não significa pré-julgamento ou condenação antecipada, e pode ser usada para que os parlamentares provem sua inocência. “Temos que abrir os processos e chamar o Durval aqui para que apresente provas”.

Patrício ainda comentou que Durval vem fazendo “denúncias à conta gotas”, em referência ao depoimento dado por ela à Comissão de Ética da Câmara de Brasília na última quinta-feira, quando pela primeira vez citou o nome de Batista e Dr. Charles em documentos que se tornariam públicos.

Além dos dois, Durval também teria dito que entre os deputados petistas, que até agora haviam passado longe das acusações, “há pecadores”.

“Vamos abrir processos para que Durval mostre de uma vez o que tem. Vamos chamá-los para depor e apresentar provas. A Câmara não pode ficar em crise toda vez que Durval faz uma denúncia sem apresentar prova”, comentou.

Com a determinação de abertura de processo por quebra de decoro um corregedor deve ser indicado para produzir relatório sobre o caso. A Comissão de Ética da Casa, posteriormente, pode instaurar os processos ou arquivar as representações.

Responde a processo por quebra de decoro devido ao mensalão do DEM a deputada distrital Eurides Brito (PMDB), flagrada em vídeo recebendo um maço de dinheiro de Durval e o guardando na bolsa.

Leonardo Prudente e Brunelli, que também iriam responder ao processo, renunciaram ao mandato.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG