Após encontro com PSB, Dilma adia anúncio de novos ministros

Expectativa era de que três novos nomes seriam confirmados na tarde desta sexta-feira

Andréia Sadi, iG Brasília |

A presidenta eleita Dilma Rousseff ordenou na última hora que fosse cancelado anúncio de mais três nomes que iriam compor o ministério, aguardado para a tarde desta sexta-feira. A assessoria de imprensa justificou que o anúncio nunca havia sido confirmado, embora membros da equipe de transição tivessem comunicado a previsão aos jornalistas.

A imprensa dirigiu-se ao Centro Cultural Banco do Brasil com a expectativa de que a notícia fosse liberada às 17 horas. A informação sobre os novos planos foi repassada quando os jornalistas já aguardavam no local havia mais de uma hora.

O iG apurou que a decisão de adiar a confirmação foi tomada para que os nomes do PSB pudessem ser anunciados em bloco, na semana que vem. No momento em que foi comunicada a desistência, o presidente nacional do partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, o vice Roberto Amaral e o governador do Ceará, Cid Gomes, estavam reunidos com Dilma na Granja do Torto. O PSB já  negociou com Dilma que vai ocupar ao menos as pastas da Integração Nacional e dos Portos.

No final de semana, deverão ser definidos quais nomes ocuparão as pastas. O nome de Fernando Bezerra é o mais cotado para Integração Nacional, mas fontes do partido ainda não confirmam a indicação. O motivo seria o destino do deputado federal Ciro Gomes, que pode ocupar uma pasta ou, conforme o Poderonline noticiou, pode ocupar a presidência do Banco do Nordeste do Brasil. A decisão deve sair até quarta-feira.

Esta não foi a primeira vez que Dilma mudou na última hora os planos sobre o anúncio de ministros. No último dia 3, a petista fez um comunicado incompleto de uma nova leva de nomes do primeiro escalão. O motivo foi o fato de o PMDB pedir que a divulgação de toda a sua cota na Esplanada fosse feita em bloco, para evitar divergências internas.

    Leia tudo sobre: governo luladilma roussefftransição

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG