Após denúncias, Dilma põe CGU dentro de órgão da Integração

Diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra Seca está na berlinda. Diretor administrativo-financeiro é substituído

Adriano Ceolin, iG Brasília |

A presidenta Dilma Rousseff resolveu fazer uma internvenção no Departamento Nacional de Obras contra as Secas (DNOCs), órgão subordinado ao Ministério da Integração Nacional que tem sido alvo de denúncias de corrupção. 

O Diário Oficial da União desta segunda-feira trouxe a nomeação de um servidor da Controladoria-Geral da União (CGU) para diretoria administrativa-financeira do DNOCs. Trata-se de Victor de Souza Leão. Ele vai assumir o lugar de Albert Brasil Gradvohl.

Como o Poder Online antecipou, a CGU encontrou irregularidades no órgão cuja diretoria contra com indicações de deputados e senadores do PMDB. Ainda na sexta-feira, a Casa Civil chegou preparar a exoneração do presidente do DNOS, Elias Fernandes. Ele é uma indicação pessoal do líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN). Avisado, Alves trabalhou para evitar a demissão.

Em entrevista ao Poder Online , o líder do PMDB admitiu que a gestão de Fernandes havia sido alvo de investigações da CGU, mas o presidente teria conseguido responder aos questionamentos. Alves afirmou ainda que só Gradvohl seria exonerado.

No Palácio do Planalto, contudo, ainda não foi descartada a demissão de Fernandes. Aliada a pressão de Alves, pesou também na decisão de não substituí-lo agora o fato de o governo ainda não ter encontrado um substituto.

A informação de que a saída de Fernandes já está definida pelo governo obrigou o Ministério da Integração a divulgar uma nota oficial na sexta-feira. No texto, a assessoria ressalta que o diretor substituído “nesta semana” foi o diretor administrativo-financeiro.

Ainda na nota, a assessoria da Integração informa que “a mudança se dá no âmbito da reestruturação da diretoria do órgão”.

    Leia tudo sobre: DilmaIntegração NacionalDNOCs

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG