Apesar das críticas, Dilma diz ver boa atuação de ex-ministro

Afonso Florence foi demitido com o pior número de assentados em 16 anos; segundo Dilma, há "interpretações" equivocadas sobre o desempenho de Florence

iG Brasília |

A presidenta Dilma Rousseff divulgou há pouco nota oficial para "agradecer" o trabalho desenvolvido pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, demitido nesta sexta-feira do cargo . Segundo a presidenta, há "interpretações" equivocadas sobre o desempenho de Florence.

A demissão de Florence serviu para dar uma resposta às críticas dos movimentos sociais às políticas de reforma agrária no País durante o primeiro ano do governo Dilma Rousseff. Como o iG publicou em fevereiro deste ano, o número de assentados em 2011 foi menor que nos últimos 16 anos .

Dados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) mostram que 22.021 famílias foram assentadas no ano passado, primeiro ano do governo da presidenta Dilma Rousseff.

Mais um: Mau desempenho de reforma agrária faz Dilma trocar ministro

Em comparação com 2010, isso representa uma queda de 44% na quantidade de famílias beneficiadas. Os volume de novos projetos também caíram em torno de 40% entre os dois anos. Foram criados 203 assentamentos em 2010 e no ano passado, apenas 117.

Na nota, Dilma faz questão de ressaltar “a importante colaboração" do ex-ministro à frente da pasta, sem detalhes.Florence será substituído por Pepe Vargas (PT- RS).

Ao iG , Vargas disse que a presidenta o pediu para "acelerar e aprofundar as políticas do ministério" .

Leia abaixo a íntegra da nota:

"A presidenta da República, Dilma Rousseff, reiterou hoje os agradecimentos ao ministro do Desenvolvimento Agrário, deputado Afonso Florence, por sua importante colaboração à frente da pasta.

A presidenta lamenta interpretações em contrário e considera que Florence prestou grandes serviços ao processo de inclusão social no campo. No comando do Ministério do desenvolvimento Agrário, ele participou de ações que fortaleceram a agricultura familiar e ajudaram a melhorar a vida de milhares de brasileiros.

A presidenta está certa de que continuará contando com o valioso apoio e a colaboração de Afonso Florence, que deixa o cargo para se dedicar a projetos importantes para seu estado, a Bahia."

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG