Ana de Hollanda nega que vá deixar Ministério da Cultura

Ministra justifica diárias como uma agenda informal cumprida com personalidades envolvidas com projetos de cultura

Thais Arbex, da coluna Poder Online |

A ministra da Cultura, Ana de Hollanda, negou hoje que vá deixar o cargo, em meio à crise que tomou forma em seu ministério. A ministra esteve hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo para participar de um encontro com artistas. Na ocasião, procurou explicar os gastos com diárias que motivaram recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU)  para que o dinheiro fosse devolvido.

Ana de Hollanda participou do evento na capital em companhia da secretária nacional de Cultura, Morgana Eneile. Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo , Morgana seria uma espécie de interventora, alocada no ministério com a missão de ajudar Ana a conter a crise na pasta. O plano do governo seria evitar que a situação se agrave e criar as condições para que Ana permaneça no cargo.

No domingo, o jornal O Estado de S. Paulo revelou que a ministra vinha adotando a rotina de marcar compromissos oficiais às sextas e segundas-feiras fora de Brasília - principalmente no Rio de Janeiro, onde tem imóvel próprio - e receber a compensação financeira não só pelos dias de trabalho fora da capital federal como pelos sábados e domingos de folga.

"Quero deixar claro que grande parte desses dias eu estava em compromissos informais com gente da cultura", disse. "Pela nota da CGU, não tem nada de ilegal. Foi só uma recomendação." Ela confirmou que irá devolver o dinheiro das diárias.

Morgana, por sua vez, minimizou sua indicação para o posto. Também disse que pediu desfiliação do PT, que teria dado sustentação ao Planalto na operação para intervir no ministério. Questionada sobre como planeja exercer a nova função, a nova auxiliar da ministra justificou: "Vou ser assessora e fazer tudo o que ela me pedir".

*Com informações da Agência Estado

    Leia tudo sobre: ana de hollandaCGUministério da culturacrise

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG