Álvaro Dias assume a liderança dos tucanos no Senado

Arthur Virgílio (PSDB-AM), que liderava o partido desde 2003, deixou o posto para assumir a liderança da bancada da minoria

Agência Senado |

Assinado por integrantes do PSDB, foi lido nesta semana em Plenário ofício comunicando que o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) é o novo líder da bancada dos tucanos no Senado. O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), que liderava o partido desde 2003, deixou o posto para assumir a liderança da bancada da minoria.

De perfil combativo e opositor pertinaz do governo Lula , Álvaro Dias tem 24 anos no Legislativo, dos quais oito como deputado federal, tendo ainda mais quatro anos de mandato na Casa. Em 1986, foi eleito pelo PMDB governador do Paraná e, em 1998, já no PSDB, foi eleito para o Senado. Ele presidiu as CPIs do Futebol e da Terra, foi membro das CPIs dos Correios e dos Bingos.

Arthur Virgílio deixa a liderança do partido por considerar um contrassenso continuar no cargo sem ter sido reeleito no Amazonas. Ele encerra seu mandato no dia 31 de janeiro de 2011, após 30 anos no Legislativo, onde chegou como deputado federal. Ele retorna ao Itamaraty, onde havia interrompido a carreira diplomática para se dedicar à política. Os partidos de oposição decidiram então conduzi-lo, nestes últimos meses de mandato, à liderança da minoria no Senado.

O parlamentar foi, em 1984, coordenador da campanha pelas Diretas no Amazonas e, em seguida, coordenador da campanha de Tancredo Neves rumo à Presidência da República. No governo de Fernando Henrique Cardoso, Arthur Virgílio foi líder do governo no Congresso e ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República.

    Leia tudo sobre: álvaro diasarthur virgíliosenado

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG