Alencar passa bem depois de cirurgia

Médicos avaliam que vice-presidente terá alta em até 10 dias

Daniela Almeida, iG São Paulo |

Um dia depois da 16ª cirurgia a qual foi submetido para o tratamento de um câncer, o vice-presidente José Alencar está consciente e passa bem. “Ele já conta até piadas”, disse o Dr. Roberto Kalil Filho. A previsão, segundo a equipe médica do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, é de que Alencar tenha alta em um período de 7 a 10 dias. O vice-presidente está internado na Unidade de Terapia Intensiva e deve ir para a Unidade Semi-Intensiva nesta terça-feira.

Os médicos avaliaram como positiva a cirurgia de ontem, quando tiraram um pedaço de 20 centímetros do intestino delgado do vice, na retirada de um tumor maior e de dois nódulos menores que obstruíam o órgão. De acordo com a equipe médica, ainda existem outros nódulos, mas os médicos não souberam precisar quantos, já que o objetivo do procedimento era resolver os problemas agudos, causados pela obstrução e pelo sangramento do intestino.

Ao fim da cirurgia, que durou cinco horas, Alencar passou mal e teve um quadro de arritmia cardíaca, com uma queda de pressão, o que é esperado em um quadro como o do vice-presidente, segundo os médicos. A equipe médica que acompanhou Alencar, no entanto, garantiu que ele está estável e que não houve nenhum tipo de sequela devido à parada.

Como quase todas as drogas utilizadas no tratamento do câncer, combatido há 13 anos pelo vice-presidente, podem implicar problemas cardíacos e influenciam também na cicatrização do paciente, a quimioterapia deve ser retomada em pelo menos 10 dias.

Alencar tem recebido a visita da esposa, dos filhos e de familiares. Segundo Dr. Kalil, que coordena a equipe médica responsável pelo vice, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que passa o fim de semana em sua residência, em São Bernardo, foi informado ontem dos resultados da cirurgia. “Lula disse que eles vão descer a rampa juntos. Se depender de nós cinco, isso vai acontecer”, afirmou Dr. Kalil.

    Leia tudo sobre: José Alencarcâncer

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG