Aldo Rebelo é "Ambientalista de Ouro" para organização ruralista

Relator do novo Código Florestal recebeu prêmio nesta segunda em berço da produção de transgênicos do Rio Grande do Sul

Daniel Cassol, iG Rio Grande do Sul |

Criticado por entidades de defesa do meio-ambiente por propor alterações no Código Florestal, o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) foi agraciado com o título de “Ambientalista de Ouro” na manhã desta segunda na cidade de Tupanciretã, um dos berços da produção de soja transgênica no Rio Grande do Sul. O deputado está no Rio Grande do Sul em campanha pela aprovação de seu relatório, que deve ser votado no mês que vem pelo Congresso Nacional.

O título foi criado pelo Clube Amigos da Terra de Tupanciretã, aliado dos produtores rurais da região. De acordo com o presidente da entidade, Almir Rebelo, o deputado comunista mereceu a distinção pela atuação em defesa da Lei de Biossegurança, que liberou o plantio de sementes geneticamente modificadas, e pela defesa de alterações na legislação ambiental. “Agora ele é o relator do novo Código Florestal, que legaliza o plantio brasileiro de forma sustentável. A pessoa que dá condição para alguém produzir e preservar o meio ambiente merece esse título”, explica Almir.

O presidente da entidade afirma que Tupanciretã, na região central do Rio Grande do Sul, é referência em biotecnologia. E vê uma “briga boa” com os ambientalistas que criticam o novo Código Florestal por anistiar desmatadores e permitir plantações em áreas hoje consideradas de preservação permanente.

“Nós sabemos bem qual é a finalidade do ambientalismo brasileiro. Nós produzimos preservando e eles não aceitam isso. É uma briga boa, entre ambientalistas que produzem preservando e ambientalistas que dizem que preservam, mas não conhecem o meio ambiente”, completa. Almir Rebelo diz que o Clube Amigos da Terra ainda vai conceder a mesma premiação à senadora Kátia Abreu (DEM-TO), premiada no ano passado com o irônico “Motosserra de Ouro”, do Greenpeace.

O evento com Aldo Rebelo aconteceu por volta das 12h desta segunda, em Tupanciretã. O deputado retornou à capital gaúcha, onde segue cumprindo agenda com entidades ligadas à agricultura. Ele participa do lançamento da Expodireto Cotrijal, tradicional feira de agronegócio que acontece na cidade de Não-Me-Toque. Na noite deste domingo, Rebelo jantou em uma churrascaria de Porto Alegre com deputados federais e estaduais gaúchos, além da senadora Ana Amélia Lemos (PP), para discutir sobre o novo Código Florestal.

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG