Governador eleito por São Paulo anuncia os primeiros quatro nomes de seu futuro gabinete; Sidney Beraldo vai para a Casa Civil

O governador eleito por São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou hoje os quatro primeiros secretários do seu futuro governo. O deputado estadual Sidney Beraldo será o secretário-chefe da Casa Civil. Beraldo foi secretário de Gestão Pública no governo Serra e coordenou a campanha de Alckmin ao governo paulista e também o atual grupo de transição.

A pasta da Saúde será comandada por Giovanni Guido Cerri, atual diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especulava-se que o candidato tucano derrotado à Presidência, José Serra, ocupasse o cargo. Questionado sobre a possibilidade de Serra ter alguma secretaria, Beraldo disse que o ex-governador é um quadro muito qualificado e que esta é uma possibilidade a ser analisada.

Geraldo Alckmin anuncia secretários ao lado de Sidney Beraldo
Agência Estado
Geraldo Alckmin anuncia secretários ao lado de Sidney Beraldo
Alckmin também anunciou que o coronel Admir Gervásio será o secretário-chefe da Casa Militar. Atualmente, ele é corregedor da Polícia Militar de São Paulo.

O governador eleito manteve no cargo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, que já ocupava a secretaria criada no governo de José Serra.

Outros nomes

Geraldo Alckmin disse ainda que deve anunciar os secretários da área econômica entre o fim de novembro e o início de dezembro. Ele afirmou que nenhum outro secretário será anunciado nesta semana.

Alckmin e Beraldo têm conversado com os partidos da base aliada e outros integrantes do PSDB antes de definir os outros nomes para compor o gabinete. Segundo Alckmin, uma eventual fusão do DEM com outro partido não vai influenciar a montagem do seu governo, cujo vice é Guilherme Afif Domingos (DEM).

Algumas secretarias deverão ser extintas, mas o futuro governador não especificou quais delas. Alckmin também estuda fazer mudanças na estrutura do governo, mas disse que elas não devem ser grandes pois está fazendo “um trabalho de continuidade”. Ele anunciou que a única secretaria cuja criação está assegurada é a de Gestão e Desenvolvimento Metropolitano.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.