De olho em 2014, senador inicia giro pelo País com visita ao Rio Grande do Sul e já planeja agenda no Nordeste, reduto petista

selo

Exatos 30 dias depois de se declarar à disposição do PSDB para disputar a sucessão presidencial de 2014 "contra Lula ou contra Dilma" , o senador Aécio Neves (PSDB-MG) começa a se movimentar como candidato Brasil afora hoje. Vai abrir seu giro pelos Estados com uma visita ao Rio Grande do Sul e já planeja, para dezembro, uma agenda nordestina, tradicional reduto dos petistas.

Leia também: 'Eu estarei pronto, seja Lula ou Dilma', diz Aécio Neves

Ronaldo prestigiou estreia de documentário sobre Tancredo com Aécio Neves
Eduardo Lopes
Ronaldo prestigiou estreia de documentário sobre Tancredo com Aécio Neves

A programação gaúcha traduzirá bem o modelo de visitas que o pré-candidato tucano quer adotar, mesclando reuniões políticas com palestras nas cinco regiões do País. "Minha ideia é, sem pressa, ir começando a falar um pouco do que pretendemos e pensamos para o Brasil", diz ele.

Em outubro, Aécio disse com exclusividade ao Grupo Estado que está pronto para enfrentar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou Dilma Rousseff em 2014, caso essa seja a vontade do partido.

Hoje, o senador mineiro almoça em Porto Alegre, onde terá um encontro com lideranças de seu partido e também do DEM, PPS, PP e PMDB. Decidido a pôr em prática o discurso em defesa da ampliação do leque de alianças das oposições, ele quer se reunir com lideranças representativas da base governista, como a senadora Ana Amélia (PP-RS) e o senador Pedro Simon (PMDB-RS). Em seguida, ele participará de um evento empresarial promovido pela Câmara dos Diretores Lojistas de Gramado.

O último mês do ano será dedicado ao Nordeste e a primeira visita será à capital baiana, com uma missão especial: Prestigiar o DEM liderado pelo deputado ACM Neto, no momento em que a legenda está ameaçada de extinção e seu líder está sendo assediado pelo PMDB da Bahia.

Discreto, Neto diz que, por enquanto só está prevista uma visita ao município de Dias d’Ávila, cidade da região metropolitana de Salvador. A prefeita Andrea Cajado fará uma grande festa para inaugurar o centro administrativo da cidade. A programação está sendo organizada pelo deputado Cláudio Cajado (DEM-BA), marido da prefeita.

Candidato derrotado em 2010, ex-governador José Serra ainda sonha com candidatura
André Dusek/AE
Candidato derrotado em 2010, ex-governador José Serra ainda sonha com candidatura

Animado com a movimentação de Aécio, o líder ACM Neto diz que "as oposições precisam ter alternativas de poder para 2014". Ele entende que o senador mineiro "é um nome que pode reunir todas as condições para representar este projeto".

Adverte, no entanto, que a movimentação dele "não é excludente em relação a outras opções dentro do PSDB, nem dentro do próprio DEM, onde o senador Demóstenes Torres (GO) já se insinuou com candidato.

"Isto é só o início de uma longa travessia até 2014", afirma o presidente do PSDB mineiro, deputado Marcus Pestana, para quem Aécio está "dosando" sua movimentação. "Ele diz claramente que não é hora de pôr candidaturas na rua e sim de prepararmos uma agenda para o Brasil. Mas é candidatíssimo e está à disposição do partido", diz o deputado.

A programação nordestina se estenderá pelo Rio Grande do Norte e Pernambuco, do presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.