Acidente com avião da TAM foi pior que mensalão, diz Lula

Para presidente, governo foi culpado injustamente pela tragédia e imprensa não teria se retratado após o caso

Severino Motta, iG Brasília |

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o acidente com o avião da TAM no aeroporto do Congonhas, em julho de 2007, foi seu pior momento na Presidência da República. De acordo com ele, houve uma tentativa de lhe imputar pessoalmente a tragédia.

“A mágoa mais profunda que tenho foi o acidente da TAM. Fomos condenados à prisão perpétua em 24 horas e depois ninguém me pediu desculpas. Aquele foi o momento mais difícil de peso nas minhas costas”, disse.

Questionado se o episódio teria sido pior que o escândalo do mensalão, em 2005, Lula respondeu que sim. “Pessoalmente a TAM foi muito pior (que o mensalão)”, comentou.

Agência Brasil
Lula reuniu-se com jornalistas em café da manhã no Planalto

Salário mínimo

As declarações foram dadas pelo presidente durante um café da manhã com jornalistas, organizado como parte do roteiro de despedida do Palácio do Planalto. Lula disse, conforme o iG antecipou, que vai manter o salário mínimo em R$ 540 . A única chance de mudança se dará com Dilma Rousseff , a partir de janeiro.

O presidente ainda criticou sindicalistas que lutam pelo incremento do mínimo em detrimento do acordo que prevê a valorização baseada no crescimento do PIB e na inflação, que deve vigorar até 2023.

“Se precisar de mudança no mínimo, Dilma faz a partir de janeiro. Mas nós temos um acordo de recuperar até 2023. Os companheiros sindicalistas não podem fazer valer só quando ganham”, disse.

    Leia tudo sobre: lulatammensalãomínimo

    Notícias Relacionadas


      Mais destaques

      Destaques da home iG