Deltan Dallagnol tentou colocar aliado no lugar de Sergio Moro na Lava Jato, diz site
ig
Deltan Dallagnol tentou colocar aliado no lugar de Sergio Moro na Lava Jato, diz site

O ex-procurador da República e pré-candidato a deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR) apresentou sua defesa ao Tribunal de Contas da União (TCU) no processo que apura denúncias questionando os gastos na Operação Lava-Jato. O TCU investiga o pagamento de diárias, passagens e gratificações dadas a procuradores durante a operação.

Em sua defesa, Dallagnol aponta necessidade de produção de provas, e afirma que faltam "elementos suficientes" para abrir uma investigação. Ainda segundo Dallagnol, não foram constatados indícios de "atos antieconômicos". Segundo o texto da defesa, Dallagnol não se enquadra entre os nomes que propuseram o modelo da força-tarefa adotado pela Lava-Jato e, por isso, não poderia ser responsabilizado. A defesa do ex-procurador pede "isonomia e impessoalidade" ao afirmar que há outros "ordenadores de despesa" e procuradores que poderiam ser beneficiados pelos gastos da operação, mas que não constam no processo.

O processo administrativo foi representado pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, e de parlamentares que questionavam os gastos com diárias e passagens da Operação Lava-Jato. A defesa de Dallagnol considera Furtado um representante "parcial" para julgar o caso.

O processo foi retomado no último sábado após o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, derrubar a decisão da Justiça Federal no Paraná de suspender as investigações. A expectativa é que a decisão saia antes das convenções partidárias, que começam em 20 de julho.
Caso Dallagnol seja condenado por corte de contas, a Lei da Ficha Limpa determina inelegibilidade de oito anos para agentes públicos.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!