Lula apresentou vantagem de 11 pontos percentuais sobre Bolsonaro na última pesquisa da XP
Reprodução
Lula apresentou vantagem de 11 pontos percentuais sobre Bolsonaro na última pesquisa da XP

XP Investimentos cancelou a divulgação da pesquisa eleitoral do Instituto Ipespe da primeira semana de junho. O levantamento apontaria a porcentagem de intenções de voto para os candidatos à presidência da República.

O cancelmento se deu após forte pressão de bolsonaristas em razão de resultados apresentados na pesquisa divulgada no dia 27 de maio. Na ocasião, Lula (PT) apareceu com 45% dos votos no primeiro turno, enquanto Bolsonaro (PL) teria 34% das intenções de voto em um cenário simulado. 

De acordo com o Diário do Centro do Mundo (DCM), a pesquisa que seria publicada na sexta-feira (10) foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no último sábado. No entanto, ela foi retirada do site oficial do órgão nesta quarta-feira por determinação da própria XP.


A empresa sofreu forte pressão com o aumento recorrente na vantagem do ex-presidente diante do atual chefe executivo do país nos levantamentos semanais. A tendência é de que a partir de agora a XP Investimentos faça pesquisas Ipespe de forma mensal.

A gota d'água para os apoiadores de Bolsonaro teria sido quando a pesquisa apontou que 35% dos eleitores consideram que a honestidade é um atributo de Lula, enquanto 30% disseram que a qualidade era atribuída a Bolsonaro.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.  Siga também o  perfil geral do Portal iG.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!