Vice-presidente disse ainda que
O Antagonista
Vice-presidente disse ainda que "ocorreram alguns ruídos" na comunicação do Brasil com a China

O vice-presidente Hamilton Mourão afirmou nesta segunda-feira (23) que a política "Covid zero" adotada pela China causa uma "parada na economia". Mourão deu a declaração em coletiva de imprensa depois da 6ª Reunião plenária da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN).

A estratégia foi adotada pelo governo chinês desde o início da pandemia e consiste em interromper barreiras de transmissão ao determinar quarentenas rígidas, bloquear ruas, testar em massa os cidadãos e transferir moradores infectados para centros de confinamento.

"A China adotou uma estratégia de enfrentamento do covid totalmente distinta do resto do mundo, vamos dizer assim, pelas características do país e sistema de governo, ela adota essa estratégia de 'Covid zero', volta e meia causa uma ruptura em termo das cadeias de suprimentos globais, porque dá uma parada na economia", afirmou.

Mourão também disse que "ocorreram alguns ruídos" na comunicação do Brasil com a China, mas o diálogo manteve sempre o "mais alto nível". Na ocasião, o vice-presidente comentava as declarações de membros do governo que causaram crises diplomáticas com o país, como a do deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente da República, que responsabilizou a China disseminação global do coronavírus.

"Eu posso dizer, obviamente, que ocorreram alguns ruídos na nossa comunicação, mas ela foi mantida sempre no mais alto nível", afirmou Mourão.

Na época, o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, reagiu de forma dura, dizendo que as palavras era um "insulto maléfico" e que o deputado havia contraído um "vírus mental".

O então ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, chamou a reação do embaixador de "inaceitável" e "desproporcional" e pediu uma retratação da embaixada.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!