Fernando Henrique Cardoso deixou fundação nesta sexta-feira (29)
Wilson Dias/Agência Brasil - 23.05.2015
Fernando Henrique Cardoso deixou fundação nesta sexta-feira (29)

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, de 90 anos, anunciou que deixou nesta sexta-feira a presidência da fundação que tem o seu nome, criada em 2004. O cargo passará a ser ocupado pelo ex-ministro das Relações Exteriores Celso Lafer, escolhido pelo próprio FH.

Fernando Henrique, que governou o Brasil por dois mandatos entre 1995 e 2002, passará a ocupar a presidência de honra da entidade.

O ex-presidente tem reduzido sua exposição desde o mês passado, quando quebrou o fêmur ao cair em sua residência, em São Paulo. Fernando Henrique se submeteu a uma cirurgia no Hospital Sírio-Libanês após o acidente doméstico e teve alta no dia 12 de março.

O comunicado da Fundação que anuncia a decisão de FH destaca que a trajetória de Celso Lafer "se entrelaça à de Fernando Henrique Cardoso" e que a escolha de seu nome "recebeu o apoio unânime dos conselheiros pela afinidade que tem com os valores e com a missão da instituição".

A Fundação Fernando Henrique Cardoso reúne o acervo privado do ex-presidente, o primeiro a ser reeleito em eleições diretas após a redemocratização do país, além de ser um reconhecido think thank nas áreas de ciência política e políticas públicas.

A instituição "carrega a marca do intelectual e político dedicado à compreensão da realidade brasileira" que é o ex-presidente, segundo o comunicado.

Assim como Fernando Henrique, Lafer é membro da Academia Brasileira de Letras. Jurista, ele foi chanceler em duas ocasiões, no governo de Itamar Franco (1992) e no segundo mandato de FH (2001 a 2003). Também no segundo mandato do tucano, chegou a ocupar a pasta de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em 1999.

A Fundação FHC também anunciou a entrada de quatro novos membros em seu conselho curador, cuja função é determinar as estratégias de ação da entidade e aprovar sua programação e seus demonstrativos contábeis.

Ingressaram no conselho o investidor e ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, a especialista em segurança pública Ilona Szabó, a ex-ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira e José Olympio Pereira, presidente do banco Credit Suisse no Brasil. Com isso, o órgão passa a ter 13 membros, incluindo FH e seus três filhos Beatriz, Luciana e Paulo Henrique. O cientista político Sergio Fausto segue na diretoria executiva da Fundação.

"Todos os quatro são profissionais reconhecidos, dentro e fora do Brasil, em suas áreas de atuação e aportam à Fundação uma combinação variada e rica de experiências na vida pública, no setor privado e na sociedade civil", diz o documento.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!