Vereadoras divulgaram ferimentos causados pela briga
Ascom Janaína Lima/ Ascom Cris Monteiro/ Montagem iG
Vereadoras divulgaram ferimentos causados pela briga

O delegado Marco Aurélio Flóridi, do 1º Distrito Policial de São Paulo, abriu inquérito para investigar a briga das vereadoras Cris Monteiro e Janaína Lima, durante sessão da Câmara Municipal de São Paulo no último dia 10. As duas registraram boletim de ocorrência por agressão, uma contra a outra, e deverão fazer exame de corpo de delito . A Corregedoria da Câmara também recebeu dois pedidos de punição por quebra de decoro parlamentar, que pode resultar desde uma suspensão até cassação de mandato.

Monteiro e Lima são do partido Novo e foram suspensas depois da briga. A vereadora Cris Monteiro afirma que foi agredida no banheiro da Câmara, teve sua peruca arrancada e foi esganada. Janaína Lima, por sua vez, diz que tentou se desvencilhar de Cris Monteiro e entrou no banheiro, mas a colega entrou atrás e que só agiu para se defender de agressões .

A defesa de  Cris Monteiro apresenta fotos com lesões no pescoço e na cabeça e seis testemunhas, entre elas uma guarda municipal e uma funcionária da Câmara que teriam conseguido entrar no banheiro durante a briga. A defesa de Janaína Lima se baseia num vídeo que mostra que a vereadora tentou se desvencilhar da colega, que a pegou pelo braço e entrou junto com ela no banheiro — que é individual.

"Não acredito que o ânimo se modifique quando entra no banheiro. Nas imagens do vídeo fica claro que o ânimo dela (Cris Monteiro) era ferir e lesionar. Apesar da idade, ela tem porte físico maior e consegue impossibilitar a Janaína de se locomover. Janaína não consegue se desvencilhar e é acuada dentro de um banheiro. A intenção da Janaína era apenas se proteger e fazer seu trabalho, já que havia uma apresentação a ser feita em plenário", afirma o advogado Fábio Mariz, que representa Janaína Lima.

Leia Também

Vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro
Reprodução: Câmara Municipal
Vereadoras Janaína Lima e Cris Monteiro

"As agressões são injustificáveis. Cris Monteiro é uma senhora de 60 anos e a vereadora Janaína Lima, que tem 37 anos, a agrediu de forma covarde. Ela agrediu, sufocou, arrancou a peruca à força e lesionou a cabeça de Cris Monteiro. Ainda pisou em cima da peruca e saiu do banheiro como se nada tivesse acontecido", diz o advogado Daniel Bialski, que representa Cris Monteiro.

As duas vereadoras são do partido Novo e não havia divergência em relação ao conteúdo do projeto apresentado, que era sobre a reforma da Previdência Municipal. A briga teria ocorrido em função da ordem de fala no plenário. O Novo suspendeu as duas parlamentares .

Não há prazo para conclusão do inquérito policial, que correrá sob segredo de Justiça a pedido da vereadora Cris Monteiro.

Na Câmara Municipal, a expectativa dos advogados é que ocorra uma decisão da Corregedoria apenas no primeiro trimestre de 2022.

O presidente da Casa, vereador Milton Leite (DEM), pediu celeridade na apuração. Líderes de partidos defendem punição "exemplar" à vereadora Janaína Lima. Eles avaliam que ela extrapolou no uso da força contra a colega.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!