Renan Calheiros
Jefferson Rudy/Agência Senado
Renan Calheiros

Nesta segunda-feira (18), o relator da CPI da Covid , senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem motivos para ficar "chateado" por ser enquadrado no crime de homicídio por omissão no  relatório final da Comissão por não ter cumprido com sua função.

"O presidente da República, com relação ao homicídio, o enquadramento que o deixou muito chateado e com razão, é porque ele deixou de cumprir o seu dever ao não cumprir o seu dever para evitar mortes que eram evitáveis", disse Renan.

"O código penal é luminar com relação a isso. Isso é crime de homicídio. Caracterizado homicídio comissivo por omissão. Isso não tem nenhuma dúvida", acrescentou.

Na última sexta-feira (15), o relator disse que pretende indicar ao menos 11 tipos penais para o indiciamento de Bolsonaro , em entrevista à rádio CBN .

De acordo com ele, os 11 tipos penais são: epidemia com resultado morte; infração de medidas sanitárias; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documento particular; charlatanismo; prevaricação; genocídio de indígenas; crimes contra a humanidade; crimes de responsabilidade; e homicídio por omissão.

"[Homicídio por omissão] Significa, em outras palavras, que o presidente da República descumpriu seu dever legal de evitar a morte de milhares de brasileiros durante a pandemia", ressaltou Renan na ocasião.

Bolsonaro chama Renan Calheiros de "bandido"

Em conversa com apoiadores no último sábado, Bolsonaro comentou o i ndiciamento por parte da CPi e disse que Renan Calheiros é um bandido .

"O que nós gastamos com auxílio-emergencial foi o equivalente a 13 anos de Bolsa Família. Tem cara que critica ainda. O Renan me chama de homicida. Um bandido daquele. Bandido é elogio para ele", disse.

Bolsonaro debochou do indiciamento ao lado de apoiadores. 

"Sabia que eu fui indiciado hoje por homicídio? Alguém está sabendo aí? A CPI me indiciou por homicídio. O Renan Calheiros me indiciou por homicídio. 11 crimes", disse Bolsonaro .  "O Renan está achando que eu não vou dormir porque está me chamando de homicida, está de sacanagem", completou.

Segundo Renan, os 11 tipos penais são: epidemia com resultado morte; infração de medidas sanitárias; emprego irregular de verba pública; incitação ao crime; falsificação de documento particular; charlatanismo; prevaricação; genocídio de indígenas; crimes contra a humanidade; crimes de responsabilidade; e homicídio por omissão.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!