Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL)
Montagem iG / Pedro França/Agência Senado e Jefferson Rudy/Agência Senado
Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ) e Renan Calheiros (MDB-AL)




O senador Flavio Bolsonaro (Patriota-RJ) ingressou nesta quinta-feira com uma representação contra Renan Calheiros (MDB-AL) no Conselho de Ética do Senado pedindo que o relator da CPI da Covid seja investigado. No documento, Flavio alega ser vítima de perseguição e que Renan estaria promovendo uma "investigação paralela" contra ele.

Ao pedir punição para Renan, o filho do presidente da República também argumenta que, em uma sessão da CPI, o relator teria vazado informações do inquérito dos atos antidemocráticos no Supremo Tribunal Federal (STF) que estavam sob sigilo.

Na representação, Flavio afirma que Renan busca "vingança" após ter sido chamado por ele de "vagabundo" em uma sessão da CPI e que por isso estaria voltando as investigações da CPI contra ele.

"O denunciado (Renan) designou um grupo de pessoas com a incumbência de investigar – paralelamente aos atos e atribuições da própria Comissão Parlamentar de Inquérito instituída – a atuação profissional, social e pessoal do denunciante (Flavio)", diz trecho da representação.

Você viu?

Na representação, Flavio contesta a permanência de Renan como relator da comissão e citou até o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) em que o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro foi considerado “suspeito” para julgar casos envolvendo o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"O denunciado passou a adotar condutas e promover procedimentos com o único propósito de vingança e perseguição ao senador Flavio Bolsonaro, situação que já configura a suspeição do denunciado para sua designação como relator da CPI da Pandemia. Para ilustrar, pede-se vênia para transcrever excerto da decisão da lavra do E. Ministro Edson Fachim, nos autos do HC 164493, onde reconhece a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro para julgar o ex-presidente Lula", diz a representação.

Embates e foco na CPI

A representação movida contra Renan por Flavio Bolsonaro acontece no momento em que as investigações da CPI miram o possível envolvimento do presidente Jair Bolsonaro e de seus filhos, entre eles o senador com irregularidades em contratos avaliados pela comissão.

De acordo com a colunista do GLOBO Bela Megale, a comissão suspeita que informações contidas em sigilos bancários e fiscais da Precisa Medicamentos, que vendeu a vacina Covaxin ao governo, e de organizações sociais que atuam no setor de Saúde no Rio de Janeiro podem evidenciar uma suposta ligação com a família Bolsonaro ou com figuras ligadas a ela como o advogado Frederic Wassef.

Além isso, o clima entre os dois parlamentares tem sido marcado por tensão desde o início dos trabalhos da CPI. Apesar de não ser membro titular da comissão, Flavio Bolsonaro é presença constante nas sessões da comissão. O ápice das hostilidades entre os dois aconteceu no dia 12 de maio, quando Flavio e Renan se chamaram de "vagabundo" durante o depoimento do ex-secretário de Comunicação da Presidência da República Fabio Wajngarten.

Procurado, Renan ainda não se manifestou sobre a representação movida por Flavio Bolsonaro .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!