Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) internado
Reprodução / Twitter / @jairbolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) internado

O presidente Jair Bolsonaro foi  transferido do Hospital das Forças Armadas (HFA) no final da tarde desta quarta-feira para um hospital em São Paulo onde  a necessidade de uma 'cirurgia de emergência' foi avaliada. Desde o atentado de setembro de 2018, Bolsonaro já passou por seis cirurgias, embora nem todas elas tenham sido devido ao ataque sofrido pelo então candidato.

A primeira delas ocorreu logo depois da facada, ainda em Juiz de Fora (MG), onde foi atacado. Levado às pressas a Santa Casa de Misericórdia da cidade, um ultrassom indicou a necessidade de uma cirurgia de emergência. Dois dias após o primeiro procedimento, o entãoi candidato foi levado para o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e foi submetido a um procedimento de desobstrução que retirou aderências de seu intestino delgado.

Após a posse, em janeiro de 2019, o presidente realizou mais um procedimento para retirar a bolsa de colostomia colocada após a facada. Em setembro do mesmo ano, fez novo procedimento, desta vez para corrigir uma hérnia causada por uma das operações anteriores, uma consequência comum em operações no intestino.

Em janeiro de 2020, o presidente foi internado para a realização de exames e fez também uma vasectomia, cirurgia para homens que não desejam ter mais filhos. Essa cirurgia não foi confirmada oficialmente pelo Palácio do Planalto. Em setembro do ano passado, o presidente também retirou um cálculo renal.

Você viu?

Já em abril deste ano, Bolsonaro afirmou a apoiadores que deveria ser submetido a um novo procedimento para corrigir uma hérnia abdominal neste ano. “Talvez, neste ano, mais umazinha (cirurgia). Mas é tranquilo, de hérnia. Eu tenho uma tela aqui na frente. Está saindo o bucho pelo lado. Então, tenho que colocar uma tela do lado também", afirmou no primeiro semestre.

Questionado por eleitores, o presidente chegou a brincar sobre a necessidade de um novo procedimento.

— Tu é muito curioso, hein, cara? Eu estou ficando meio barrigudo, acho que vai ser lipoaspiração. Pega mal, também, fazer lipo, botox, né? Mas talvez esse ano mais umazinha, mas é tranquila. Hérnia. Eu tenho uma tela aqui na frente, tá saindo o bucho pelo lado, então tem que botar uma tela do lado — afirmou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!