Pacheco assume a Presidência interinamente
Marcos Brandão/Senado Federal
Pacheco assume a Presidência interinamente

Com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) internado em São Paulo, o vice Hamilton Mourão (PRTB) em viagem ao exterior e o chefe da Câmara Arthur-Lira (PP-AL) apontado como impedido, o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG)  pode assumir interinamente a chefia do Executivo nos próximos dias.

Bolsonaro precisou ser internado na madrugada desta quarta-feira (14) em decorrência de uma obstrução intestinal. O mandatário foi transferido para a capital paulista a fim de realizar mais exames e avaliar a necessidade de uma cirurgia de emergência , que pode deixá-lo afastado do cargo por alguns dias.

Apesar da ausência de Bolsonaro, Mourão, que seria o primeiro na linha sucessória, embarcou em uma viagem à Angola, na tarde de hoje . O vice-presidente irá representar o Brasil em uma reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que já estava marcada.

Segundo a Constituição, Arthur Lira seria o próximo a assumir o cargo na ausência dos titulares eleitos, mas pode estar impedido devido a uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2016, a Corte determinou que políticos que estejam em posição de réu não podem assumir o posto. Lira possui dois processos no STF, mas a defesa dele recorreu e alega que ele ainda não é réu. Caso seja necessário substituir Bolsonaro interinamente e Lira seja impedido, Pacheco será o primeiro da fila para assumir a função.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!