Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles
Reprodução/Flickr
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles

Alvo de  dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, preocupa o planalto. O temor é de que o relator de um dos processos contra Salles no STF, Alexandre de Moraes, peça a prisão preventiva do chefe da pasta do Meio Ambiente. As informações são do jornalista Josias de Souza.

Na última quarta-feira (4), Moraes assinou um despacho pedindo que a Procuradoria-Geral da República manifeste em cinco dias sobre a possibilidade de impor medidas cautelares a Ricardo Salles, por ter se recusado a entregar seu celular à Polícia Federal durante operação de busca e apreensão realizada há duas semanas.

No ofício, Moraes diz que "ao ocultar seu celular e mudar o número de telefone no curso das investigações", Salles incorreu, em tese, "em tipos penais e de improbidade administrativa, visando obstruir a aplicação da lei penal e embaraçando a investigação de organização criminosa transnacional." 

O ministro é acusado de favorecer empresas que exportaram madeira ilegalmente para os Estados Unidos e de atuar em favor de madeireiras ilegais, e poderia ser preso de forma "cautelar" e em flagrante por tentativa de obstruir investigações.

Salles continua contando com a defesa do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas a situção pode mudar com a "carta da prisão" e o ministro pode ser afastado do cargo temporariamente.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!