Senador Omar Aziz (PSD-AM)
Jefferson Rudy/Agência Senado
Senador Omar Aziz (PSD-AM)

O presidente da CPI da Covid , senador Omar Aziz (PSD-AM), e o relator, Renan Calheiros (MDB-AL), criticaram as declarações do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que mais cedo insinuou que China pode ter criado o coronavírus como parte de uma "guerra química". Aziz lembrou que parte dos insumos usados no combate à doença vem da China. Assim, a fala de Bolsonaro pode prejudicar o Brasil.

"Eu acho que a a situação nossa em relação a insumos vai piorar com essa declaração hoje", disse Aziz. "Hoje continuaram as ameaças do presidente", destacou Renan Calheiros.

Aziz prosseguiu dizendo que "hoje foi ruim". "Ele chama de guerra química e tal. Estamos na mão dos chineses para trazer o IFA (ingrediente farmacêutico ativo, usado na Coronavac). Não temos produção de IFA, e não vamos ter tão cedo. Dependemos da Índia para alguns insumos, da China para outros. Não é momento de cutucar ninguém. Não é momento. Nem aqui entre nós."

Mais cedo, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) também destacou as declarações de Bolsonaro. Além da insinuação em relação à China, Vieira lembrou que o presidente disse que quem é contra cloroquina e não apresenta alternativas é canalha e atua por interesse econômico. E questionou o ex-ministro da Saúde Nelson Teich, que presta depoimento na CPI, se ele concordava com essas ideias.

"Eu não concordo com nenhuma delas", respondeu Teich.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!