Ex-ministro da Saúde Nelson Teich em depoimento para a CPI da Covid
Jefferson Rudy/Agência Senado
Ex-ministro da Saúde Nelson Teich em depoimento para a CPI da Covid


O ex-ministro da Saúde Nelson Teich  afirmou durante depoimento a CPI da Covid no Senado nesta quarta-feira (5) que faltou ao governo federal “foco” para comprar vacinas com maior antecedência.

"Numa estratégia onde a gente tivesse foco na vacina, a gente teria provavelmente um acesso maior e uma vacinação mais precoce", declara.

O médico, que é o segundo ministro a depor na Comissão Parlamentar de Inquérito, declarou que o Brasil deveria ter comprado imunizantes contra a Covid-19 “no risco”, quando as farmacêuticas ainda estão nas fases de estudo:

 “Acredito que sim, se tivéssemos entrado nas compras de risco. Poderíamos ter adquirido doses em maior quantidade”, diz Teich ao ser questionado por um senador se o Brasil poderia ter mais vacinas ao seu dispor. "Quem chega depois, vai para o final da fila”, completa.


O oncologista, que passou menos de um mês a frente do Ministério da Saúde e se demitiu em meados de maio do ano passado, foi sucinto ao dizer que o avanço da campanha de vacinação no país é a única forma de atingir a chamada imunidade de rebanho. “A tese na qual você adquire a imunidade pelo contato e não pela vacina, é um erro", afirma.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!