Vice-prefeito de São Paulo, Ricardo  (MDB), assume o comando da cidade pelos próximos 30 dias
Reprodução/Facebook
Vice-prefeito de São Paulo, Ricardo (MDB), assume o comando da cidade pelos próximos 30 dias

O vice-prefeito da cidade São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) deve assumir o comando da cidade nesta segunda-feira, 03, e pelos próximos 30 dias, após o afastamento do prefeito Bruno Covas (PSDB), que pediu uma licença no último domingo, 02, para tratar um câncer . O cargo será assumido temporariamente por Nunes assim que a Câmara Municipal de SP autorizar.

Ricardo Nunes foi vereador por dois mandatos em São Paulo, antes de se eleger vice na chapa de Bruno Covas na última eleição, e compôs as bases petista e tucana nos últimos oito anos na Câmara Municipal. Ele é ligado a associação de empresários da Zona Sul e à Igreja Católica.

No primeiro mandato como vereador, após as eleições de 2012, fez parte da base de apoio do prefeito Fernando Haddad (PT). No período, foi interlocutor da Igreja Católica na Câmara Municipal e apoiou a anistia e regularização de templos religiosos irregulares na lei de zoneamento em 2016.

Integrou a Comissão de Finanças da Câmara, na qual conseguiu barrar menções a termos como “gênero” do Plano Municipal de Educação (PME) de SP. Na época, defendeu que sexualidade não deveria ser tema debatido nas salas de aula do município.

No Plano Diretor de 2014, sugeriu a criação de um aeródromo em Parelheiros, extremo sul da capital paulista. No mesmo ano, propôs uma lei que prevê um sistema de transporte público hidroviário em São Paulo, na represa Billings, região do Cantinho do Céu, extremo sul da capital, um de seus redutos eleitorais. Atualmente, o projeto foi incluído no plano de metas da prefeitura.

Após a derrota eleitoral da chapa Haddad (PT) e Gabriel Chalita (MDB) para João Dória (PSDB) e Bruno Covas (PSDB) em 2016, Nunes, que se reelegeu vereador, passou a fazer parte da base aliada do governo, até ser indicado a vice em 2020 por articulação de Dória, então governador do Estado.

Ricardo Nunes e Bruno Covas
Reprodução/Facebook
Ricardo Nunes e Bruno Covas

Conhecedor das contas do município, fez parte da Comissão de Finanças da Câmara Municipal. No segundo mandado, também compôs CPIs como a dos bancos, que investigou a sonegação de ISS na cidade de SP.

Ricardo Nunes é crítico do repasse bilionário de verbas da prefeitura para as empresas de ônibus da cidade em forma de subsídios, assunto que sempre gera tensão entre ele e o vereador Milton Leite (DEM), presidente da Câmara de Vereadores, que apoiou a indicação de Nunes para vice de Bruno Covas em 2020.

Atualmente, Nunes tem ido a agendas públicas nas quais Covas só apreceu virtualmente, como a inauguração de um hospital no campus da Uninove na semana retrasada.

Bruno Covas pediu uma licença de 30 dias do cargo de prefeito de São Paulo no último domingo, 02, para dar continuidade ao tratamento que enfrenta contra um câncer no sistema digestivo. O pedido será enviado nesta segunda-feira, 03, à Câmara Municipal, que deve autorizar a posse do vice-prefeito, Ricardo Nunes.

Nas redes sociais, Bruno Covas publicou uma carta sobre o seu afastamento temporária e disse que confia em Nunes para dar continuidade ao plano de governo dele, "priorizando o combate à pandemia e seus efeitos". Veja abaixo:

Carta de Bruno Covas
Reprodução
Carta de Bruno Covas


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!