Em pesquisa, brasileiros estão divididos sobre Lula disputar ou não as eleições
Agência Brasil
Em pesquisa, brasileiros estão divididos sobre Lula disputar ou não as eleições

Em pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, os brasileiros estão divididos em relação ao ex-presidente  Luiz Inácio Lula da Silva  ser ou não candidato à presidência no próximo ano. 50,4% dos entrevistados acham que o petista não deve disputar o cargo e 44,9% acham que ele deve, enquanto outros 4,7% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Entre as regiões brasileiras, o Nordeste é onde mais entrevistados disseram que o petista deve disputar à presidência, com um índice de 58,9%. Já a região sul do país acredita que o petista não deve ser candidato, com 51,4%.

O índice de pessoas que acreditam que Lula não deve ser candidato segue mais negativo na região sudeste (56,2%) e Norte/Centro-Oeste (55,7%).

A pesquisa também mostrou uma diferença de opinião em relação à candidatura de Lula conforme o grau de estudo dos entrevistados. A maior parte daqueles com ensino superior, 59,2%, considera que o petista não deve disputar a eleição, enquanto 51,3% dos que cursaram até o ensino fundamental pensam o oposto.

Você viu?

Mais apoio dos jovens

Em termos de idade, há uma diferença de pensamento. Entre os entrevistados com idades de 16 a 24 anos e de 25 a 34 anos, 49,5% e 48,3%, respectivamente, apoiam que o petista saia como candidato. Já entre os que têm mais de 60 anos, 53,7% acham que Lula não deveria disputar o cargo.

No eleitorado feminino, 48,2% acham que Lula não deve disputar a eleição enquanto 47,4%, defendem a sua candidatura. No segmento masculino, 52,8% são contra a candidatura do petista, enquanto 42,1% são a favor.

O instituto entrevistou 2.002 pessoas com mais de 16 anos dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!