Mourão comenta sobre a possibilidade de Lula concorrer a presidência em 2022
Pozzebom/Agência Brasil
Mourão comenta sobre a possibilidade de Lula concorrer a presidência em 2022

Nesta segunda-feira (08), o vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão , disse que a pesquisa apresentada em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece na frente do atual presidente Jair Bolsonaro, nas próximas eleições de 2022, não passa de “especulação”. As informações foram apuradas pelo Metrópoles. 

 “Tem muita água até lá, e o ex-presidente Lula não pode ser candidato, né? Então, é assunto que é só especulação. Acho difícil anular as duas condenações que ele tem. Uma foi até a terceira instância a outra até a segunda instância, acho complicado isso aí. Pode haver parte do processo talvez, um deles ser anulado e o outro não”, declarou o general. 

Lula , atualmente, está impossibilidade de concorrer em 2022 pela Lei da Ficha Limpa. Com as duas condenações penais em vigor, seus advogados buscam pela anulação das sentenças que envolvem imóveis em Guarujá e Atibaia. Quando questionado recentemente, sobre a possibilidade de concorrer às eleições, Lula negou a intenção de se candidatar. 

Essa pesquisa visa divulgar o piso teto de aceitação de cada candidato que pode vir a concorrer as próximas eleições . Diferente de uma pesquisa voltada para intenção de voto, na qual existe uma que mostra um possível segundo turno entre o petista e Bolsonaro. 

De acordo com o levantamento divulgado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipec), cerca de 50 % dos entrevistados disseram votar com certeza ou que poderiam votar em Lula, caso ele se candidatasse novamente ao cargo da Presidência da República. E cerca de 44% afirmaram que não escolheriam o candidato de jeito nenhum. 

Nas pesquisas, Bolsonaro aparece com 12 pontos porcentuais a menos no quesito potencial de votos, com 38% e 12% a mais no quesito rejeição, com 56%.  

Ao invés de apresentar uma lista com o nome dos candidatos e pedir para que o entrevistado responda qual seria o seu preferido, o instituto escolheu a abordagem de citar nomes de políticos e em seguida, perguntar se o eleitor votaria nele com certeza, se poderia vir a votar, se não votaria de jeito nenhum ou se não o conhece o suficiente para responder. A combinação das respostas “votaria com certeza” e “poderia votar”, resultam no potencial de votos que determinado candidato pode ter. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!