Bolsonaro fez uma publicação sobre os repasses aos estados no último dia 28
Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro fez uma publicação sobre os repasses aos estados no último dia 28

Os governadores do Maranhão e da Bahia protocolaram uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) em que pedem que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apague ou corrija a publicação do dia 28 de fevereiro em suas redes sociais sobre os repasses aos estados . As informações são da Folha de S. Paulo .

No pedido, os representantes jurídicos dos governadores Flávio Dino (PCdoB) e Rui Costa (PT) colocam as informações divulgadas pelo presidente como enganosas e fake news . "Deve-se ressaltar que é prática contumaz e reiterada do atual Chefe do Poder Executivo Federal promover a desinformação como meio de manipular a opinião pública", escreveram. Além disso, segundo os governadores, os valores repassados aos estados estão distorcidos e a publicação pode gerar "interpretações equivocadas" e fomentar "a instabilidade política, social e institucional".

A postagem de Bolsonaro provocou atrito entre os governadores e o governo federal. Segundo um trecho da ação, a publicação dos valores, que englobam não só aqueles relacionados ao combate à pandemia, teria sido uma maneira do presidente repassar a eles a culpa pelos erros e omissões do executivo federal.

Em uma tentativa de conter o avanço da pandemia de Covid-19 , os governadores sugeriram ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, uma medida restritiva única para todo o país. No entanto, eles foram avisados sobre a impossibilidade de tomar uma decisão como essa, já que o presidente é contra as medidas restritivas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!