Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por incitar violência ao STF e pedir a volta do AI-5
Agência Brasil
Deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), preso por incitar violência ao STF e pedir a volta do AI-5

Aliados do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) já admitem que a Câmara manterá a prisão do parlamentar na sessão marcada para começar às 17h . Os mais pessimistas calculam uma derrota por 350 votos . A horas do início da votação, deputados bolsonaristas fazem um último esforço com apelos por mensagem de WhatsApp e telefonema pela soltura do colega, mas têm pressão o silêncio como resposta.

Presidente da Frente Parlamentar da Segurança, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) disparou como parlamentares pela manhã uma mensagem via WhastApp com apelo aos colegas. Com o título “05 principais fundamentos técnicos pela inconstitucionalidade da prisão do Deputado Federal Daniel Silveira”, o texto reunia declarações de advogados do jornalista Alexandre Garcia na tentativa de conquistar votos pela soltura de Silveira. Capitão foi ignorado pela maioria dos destinatários e reconhecem a dificuldade de sucesso:

"Estou solicitando aos parlamentares, mas o silêncio deles está me assustando. Alguns dizem que vão derrubar (a prisão), mas mais de 90% não se manifestam. Já pressenti que vamos perder e haverá mais de 300 votos favoráveis ​​a manutenção da prisão", disse.

Para Capitão Augusto, a falta de apoio refletido o recebimento dos deputados em contrariar a decisão do Supremo Tribunal Federal. Daniel Silveira foi preso à noite de terça-feira, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, após gravar um vídeo com acesso aos integrantes da Corte . No dia seguinte, por unanimidade o STF manteve prisão do parlamentar.

"Vejo vários parlamentares falando dessa questão do descontentamento do STF se nossa decisão para contrária ao que os 11 decidiram . Digo aos deputados: isso é problemas deles, se vão ficar contentes ou não. Temos que fazer o que é certo. É uma prisão que consideramos arbitrária", disse Capitão Augusto.

Um dos deputados federais mais próximos de Silveira, Carlos Jordy (PSL-RJ) afirma que, pelas conversas com colegas de parlamento, o aliado receberá cerca de 350 votos pela prisão. Segundo ele, às vésperas da votação, está muito difícil convencer os deputados contrários a Silveira a mudarem de ideia.

"Quem podíamos convencer, já convencemos. O resto está irredutível. Ou porque não quer se indispor com o STF, ou porque é opção ao governo, ou porque não gosta de Daniel Silveira pela forma como ele se expressa ", disse Jordy.

"É uma pena que desligada julgando a pessoa, e não os fatos. Estão violando uma prerrogativa da imunidade parlamentar. O Conselho de Ética é que seria o lugar adequado para avaliar se houve quebra de decoro. Não deveria haver interferência de um poder sobre o outro. Abre um precedente muito perigoso", completou.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!