Ala do partido não vê
Reprodução/EBC
Ala do partido não vê "com bons olhos" nome do governador de São Paulo na disputa pela presidência em 2022



Não é de hoje que o nome de  João Doria surge sempre quando a lista de possíveis adversários do presidente Jair Bolsonaro no pleito presidencial de 2022 é citada. Novo personagem forte dentro do PSDB , o governador de São Paulo aproveitou espaço deixado pela ausência de alternativas no partido para crescer e se firmar como uma das principais vozes da sigla.

Porém, é exatamente este "crescimento" que tem feito surgir dissidências dentro do PSDB . Nomes como o do deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) - que perdeu espaço no partido após derrota para Dilma em 2014 e se ver envolvido em escândalos de corrpução - e do  governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já trabalham internamente para criar uma "frente de oposição" a Doriaoferecer uma alternativa aos apoiadores.

Leite já confirmou que deverá ser pré-candidato do partido  para o pleito de 2022 e conta com o apoio de um grupo de deputados que apoiam tal decisão e pretendem fortalecê-lo no embate. Nesta sexta-feira (12), inclusive, ele teve uma vitória pessoal contra Doria com a confirmação da permanência de Bruno Araújo no cargo de presidente nacional do PSDB , cargo que era almejado pelo governador de São Paulo.

Por outro lado, a ala " pró-Doria " segue firme e conta com o peso de Marco Vinholi, presidente estadual do PSDB em São Paulo, que já afirmou que o governador paulista tem "estatura e responsabilidade para governar o país"  e será importante para o processo de "retomada do Brasil".

A queda e ressurgimento do PSDB

Derrota de Aécio em 2014
George Gianni / PSDB
Derrota de Aécio em 2014 "abriu caminho" para o surgimento de Doria; entenda

Para entender o cenário, é necessário voltar "algumas casas" na linha do tempo do Partido da Social Democracia Brasileira. Com a aproximação das eleições municipais de 2016, dois anos após amargar derrota de Aécio Neves , então um dos expoentes do partido, para a presidente Dilma Rousseff no segundo turno das eleições de 2014, o partido se via com problemas de renovação.

Nomes como o do ex-governador Geraldo Alckmin e do senador José Serra, vindos na "esteira" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não gozavam de forte apelo nacional e se mantinham com a força obtida no estado de São Paulo. É neste momento que surge João Doria , homem vindo do mundo dos negócios e que buscava dar outra cara para a política brasileira.

No pleito, o agora governador foi eleito com votação expressiva para Prefeitura de São Paulo ao vencer o petista Fernando Haddad ainda no primeiro turno com mais de 53% dos votos, recolocando o PSDB no comando de um dos principais redutos tucanos no país. Naquele ano, o partido obteve também maior crescimento nas eleições, atingindo quase 18 milhões de votos em todo o país.

Confira o ranking realizado na época pelo blog 'Eleição em Números'

  • PSDB - aumento de 25,1% (17,6 milhões de votos)
  • PT - queda de 60,1% (6,8 milhões de votos)
  • PMDB - queda de 12,5% (14,8 milhões de votos)
  • PSD - aumento de 32% (8 milhões de votos)
  • PRB - aumento de 48,4% (3,8 milhões de votos)
  • PSOL - queda de 12,6% (2 milhões de votos)
  • PSL - aumento de 50,2% (487 mil votos)
  • PSTU - queda de 56,4% (77 mil votos)

Dois anos depois, surfando na onda do "BolsoDoria" , ele deixaria o posto na prefeitura para vencer Márcio França, candidato do PSB que tentava a reeleição, e assumir o Governo do Estado de São Paulo , confirmando assim seu ganho de prestígio junto ao eleitorado paulistano e paulista. E a queda de Alckmin, que não chegou nem ao segundo turno no pleito que elegeu Jair Bolsonaro.

Farpas com o presidente, CoronaVac e "trunfo" para 2022

Vitória da CoronaVac: Doria posa ao lado da primeira pessoa vacinada no Brasil
Reprodução/Governo do Estado de SP
Vitória da CoronaVac: Doria posa ao lado da primeira pessoa vacinada no Brasil

A lua de mel acabou durando pouco tempo. Ao perceber a queda no prestígio de Bolsonaro , Doria fez de tudo para desvincular as duas figuras e entrou em atritos com presidente, em temas que envolveram desde a Ditadura Militar até a definição da casa da Fórmula 1 no Brasil, chegando a ser chamado pelo rival de "ejaculação precoce da política" .

Com o início e expansão da pandemia, o antagonismo entre eles só aumentou. Transformaram a busca por  vacinas contra a Covid-19 em uma pré-campanha eleitoral para 2022. Ao apoiar o desenvolvimento da CoronaVac no Brasil, e posar ao lado da primeira pessoa vacinada no país, Doria acabou ganhando força e obrigou o Bolsonaro a se mexer, gerando ainda mais tensão entre eles.

Por fim, outro ponto de atrito entre ambos - e que fez ressurgir a figura de Aécio Neves nas discussões do PSDB  - foi a eleição presidencial na Câmara dos Deputados. A vitória de Arthur Lira (PP-AL), nome apoiado por Bolsonaro, gerou críticas de Doria ao posicionamento "quebrado" do partido no pleito, o que teria enfraquecido a chapa de Baleia Rossi, e até pedido de afastamento de Aécio, que foi considerado um "traidor" .

O episódio criou nova rusga interna no partido e, também, pode acabar sendo apontado como responsável pelo surgimento de um possível "trunfo" de Doria para 2022. Após ver seu candidato derrotado, o ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia disse que não pretende seguir no DEM por ter se sentido traído por ACM Neto e outros colegas.

Assim, surge a possibilidade de ele migrar para o PSDB , o que fortaleceria a campanha do governador de São Paulo e o aproximaria do bloco do Centrão, onde Maia goza de prestígio e poder. Caso Doria conquiste o apoio de Maia, terá nova "carta na manga" para bater de frente com Bolsonaro e evitar sua reeleição.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!