Lira foi eleito com 302 votos para o cargo de presidente da Câmara
Agência Câmara
Lira foi eleito com 302 votos para o cargo de presidente da Câmara

Em discurso após ser eleito presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) defendeu a "neutralidade" da presidência e prometeu ouvir os deputados de centro, esquerda e direita em sua gestão. Lira foi eleito após forte interferência do governo Jair Bolsonaro , que cedeu emendas e retaliou opositores do candidato.

"Meus irmãos e irmãs brasileiros de todo o país. Sei o peso e a dimensão da responsabilidade que vossas excelências acabam de me delegar ao me eleger para presidir essa Casa pelos próximos dois anos", disse Lira após a eleição.

No discurso, disse fazer questão de iniciar a jornada com um "gesto simbólico": ficar de pé ao lado da cadeira da presidência. Durante a campanha, ele criticou diversas vezes Rodrigo Maia por ter sido um presidente centralizador: "é um gesto de respeito a esse plenário".

Lira afirmou ainda que "a glória é efêmera" e que irá servir ao país com dedicação nesse "momento de enorme angústia" do povo brasileiro. Pediu um "momento de silêncio" em respeito às "vidas ceifadas" pela Covid-19: "não me confundo com essa cadeira e jamais irei me confundir. Sou um deputado igual a todos. Não sou e não serei a cadeira que irei ocupar ao longo dessa legislatura".

Lira disse que a Câmara é "a espinha dorsal do regime democrático" e que o formato do plenário, circular e plano, remete ao fato de que a presidência deve ter neutralidade e ser equidistante de todos os grupos do espectro ideológico.

"A cadeira deve ser giratória. Para que seus ocupantes sejam capazes de olhar para o centro, a esquerda e a direita. Tem que olhar e ouvir todos os lados", afirmou.

Durante o discurso, Lira fez um gesto de conciliação ao agradecer e elogiar Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Baleia Rossi (MDB-SP). Disse que trabalhará para que a Câmara seja harmônica diante das crises econômicas e sanitárias: "vivemos a mais cruel e devastadora pandemia do último século".

Segundo Lira, será preciso criar novo mecanismo de proteção social aos brasileiros em situação de vulnerabilidade. Com o fim do auxílio emergencial , o presidente da Câmara indicou que retomará uma nova discussão sobre o assunto.

"Precisamos urgentemente amparar os brasileiros que estão em desespero econômico por causa da Covid-19 ", disse. Além disso, tratou de uma das frentes de combate à pandemia: "(Precisamos) vacinar, vacinar, vacinar".

Lira disse ainda que vai propor ao  novo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) a votação de uma "pauta emergencial": "temos que avançar nas reformas do Brasil, que vêm sendo tentadas por sucessivos governos. É mais urgentes do que nunca".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!